A Educação em Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Etnografia de uma experiência biocêntrica na escola
Palabras clave:
Etnografia, Educação em Ciências, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Biologia, Educação Biocêntrica.Resumen
Este artigo trás uma explanação introdutória sobre aspectos sócio-históricos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de circunscrever uma segunda parte de relatos de uma experiência etnográfica vivenciada com um grupo de estudantes da modalidade EJA (Ensino Médio) em uma escola pública estadual do litoral norte do Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo é fazer um recorte analítico, do ponto de vista da etnologia, acerca do tema Educação em Ciências na EJA, evidenciando duas categorias etnográficas: a categoria que agrupa alunos que assumem ser estudantes da EJA e a categoria de alunos que demonstram estar alunos nessa modalidade. A meta é descrever os aspectos culturais do grupo social em questão, os quais se apresentam como constituidores da cultura dessa escola. Ademais, busca-se uma reflexão sobre quais as repercussões que a linha pedagógica adotada na escola - a Educação Biocêntrica - tem para a Educação em Biologia e o que isso representa para este grupo social (alunos da EJA).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-17
Cómo citar
Kutter, A. P. Z., & Eichler, M. L. (2012). A Educação em Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Etnografia de uma experiência biocêntrica na escola. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 87–115. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4198
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.