As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias

Autores

  • Vitor Fabrício Machado Instituto de Física/Faculdade de Educação - USP
  • Lucia Helena Sasseron Faculdade de Educação - USP

Palavras-chave:

Pergunta, Discurso, Alfabetização Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Neste artigo propomos uma construção teórica de categorias para as perguntas feitas pelo professor de Ciências em aulas investigativas. Levamos em conta, para tal construção, o conceito de ciclo argumentativo na Alfabetização Científica (AC) (Sasseron 2008) e as intenções do professor na cadeia enunciativa (Mortimer e Scott, 2002). Reorganizamos três categorias já existentes em pesquisas sobre perguntas em aulas de Ciencias, buscando um novo instrumento analítico para classificar as perguntas do professor em um ensino promotor da Alfabetização Científica. O pano de fundo da nossa construção são os aspectos sociohistóricoculturais presentes em Bakthin. Concluímos com este trabalho que há uma organização interna entre estes referenciais que permite traçar uma classificação mais precisa para as perguntas em aulas investigativas de Ciências. E que nosso instrumento de análise é coerente com a teoria sendo, portanto considerado adequado para analisar as perguntas em aulas investigativas de Ciencias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Fabrício Machado, Instituto de Física/Faculdade de Educação - USP

Vitor Fabrício Machado Souza é Licenciado em Física no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo e Mestre em Ensino de Ciências, modalidade, ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP), com a pesquisa sobre a Importância da pergunta em aulas investigativas de Física. Desenvolveu um projeto de Iniciação Científica chamado: O ensino de Física para cegos. Como consequência deste trabalho foi publicado um artigo denominado Reflexões sobre o ensino de física para alunos com deficiência visual

Lucia Helena Sasseron, Faculdade de Educação - USP

Licenciada em Física pela USP (2001), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela USP (2005) e Doutora em Educação pela USP (2008). Professora Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, ministra disciplinas para os cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física. Orientadora de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências IF-FE-IB-IQ-USP. Tem interesse, em particular, sobre os temas de estudos em: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Argumentação em sala de aula e Alfabetização Científica.

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

Machado, V. F., & Sasseron, L. H. (2012). As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 29–44. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229

Edição

Seção

Artigos