O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: Uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007

Autores

  • Rafael Cava Mori Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.
  • Antonio Aprigio da Silva Curvelo Instituto de Química de São Carlos e Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Livro didático, experimentação, Educação em Química, ensino fundamental, PNLD.

Resumo

Concebendo que a experimentação para o ensino de ciências pode ocorrer conforme diferentes modalidades, realizamos a Análise de Conteúdo das 12 coleções de livros didáticos de Ciências aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático-PNLD/2007 (1ª a 4ª séries). Tendo encontrado nestes livros 182 propostas de experimentos com a ocorrência de transformações químicas, aplicou-se um instrumento para sua classificação quanto ao grau de participação exigido dos estudantes em sua condução. Os resultados mostram que este conjunto de livros possui elevada quantidade de atividades que exigem dos estudantes apenas a montagem de aparatos, as observações/coletas de dados e a tomada de conclusões. As atividades que incentivam a etapa de planejamento do experimento são oito, sendo apenas duas que incentivam a formulação de hipóteses. Apesar dos livros não demonstrarem aderência com resultados e concepções mais contemporâneas da Educação em Ciências, comentamos ao final do artigo alguns exemplos positivos detectados nesta análise.

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Biografia do Autor

Rafael Cava Mori, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Realizo pesquisas na área de Educação em Química, no Instituto de Quimica de São Carlos (IQSC-USP), com ênfase em estudos sobre ensino e aprendizagem do conhecimento químico.

Antonio Aprigio da Silva Curvelo, Instituto de Química de São Carlos e Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade de São Paulo.

Docente contratado pela USP em 1981. Concluiu seu Doutorado em Química Orgânica em 1983 pela Universidade de São Paulo. Em 1988 realizou Pós-Doutorado no Institut Fur Holzchemie Und Technologie Des Holzes, na Alemanha. Concluiu a Livre-Docência em 1992 pela USP. É Professor Titular pelo Instituto de Química de São Carlos - USP desde 2005.

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Publicado

2013-04-17

Como Citar

Mori, R. C., & Curvelo, A. A. da S. (2013). O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: Uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 65–86. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4252

Edição

Seção

Artigos