Um Panorama da Pesquisa Internacional sobre Mudança Conceitual

Autores/as

  • Alexsandro Pereira de Pereira Departamento de Física Instituto de Física - UFRGS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física http://orcid.org/0000-0001-8689-3054

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171215

Palabras clave:

Mudança conceitual, Controvérsias, Revisão da Literatura

Resumen

Apresentamos quatro distinções básicas para revisar a pesquisa internacional sobre mudança conceitual: (1) as abordagens clássica e reenquadrada à mudança conceitual; (2) as perspectivas da coerência e da fragmentação do conhecimento intuitivo; (3) as tendências frias e aquecidas na pesquisa em mudança conceitual; (4) as abordagens cognitiva e situativa à cognição humana. De acordo com essas distinções, a mudança conceitual não é uma substituição de uma concepção por outra, mas sim o uso de uma concepção adequada de acordo com o contexto. Além disso, as concepções são descritas não apenas em termos de estruturas do tipo teoria, mas também em termos de conhecimento em pedaços. Adicionalmente, a mudança conceitual não é vista como um processo puramente racional, mas sim como algo que envolve aspectos motivacionais e fatores contextuais de sala de aula. Finalmente, a mudança conceitual envolve não apenas a mente individual, mas também um conjunto de artefatos e sistemas simbólicos disponíveis em contextos socioculturais particulares.

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Publicado

2017-04-30

Cómo citar

Pereira, A. P. de. (2017). Um Panorama da Pesquisa Internacional sobre Mudança Conceitual. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 215–242. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171215

Número

Sección

Artigos