Uma abordagem sobre o ensino de ciências e matemática no programa nacional de inclusão de jovens: do discurso a prática

Autores

  • Márcia Friedrich Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia, Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão-LPEQI, Instituto de Química – UFG
  • Claudio R. Machado Benite Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão-LPEQI, Instituto de Química – UFG/UnUCET-UEG
  • Anna M. Canavarro Benite Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão-LPEQI, Instituto de Química - UFG

Resumo

Numa tentativa de erradicação do analfabetismo e atendimento aos alunos com distorções série-idade, o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (em seu primeiro mandato) implantou o Programa Brasil Alfabetizado. Neste cerne está o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: educação, qualificação profissional e ação comunitária (PROJOVEM). No PROJOVEM o ensino de ciências e a matemática é preconizado como alicerce na formação e capacitação para o mercado de trabalho vislumbrando impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Esta é uma pesquisa participante que apresenta uma análise da proposta pedagógica do PROJOVEM. Quanto à dimensão do ensino em ciências e matemática: o PROJOVEM parece cumprir, ainda que precariamente, apenas a certificação no sentido da escolarização, ou seja, conclusão de determinado grau de ensino. Nesta perspectiva instaura-se a função reparadora, como dívida social, que denota a restauração de um direito negado: uma escola de qualidade.

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Publicado

2011-08-16

Como Citar

Friedrich, M., Benite, C. R. M., & Benite, A. M. C. (2011). Uma abordagem sobre o ensino de ciências e matemática no programa nacional de inclusão de jovens: do discurso a prática. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4090