Afrocentricidade e o Ensino de Química: Entre Avanços e Contradições em um Quilombo Educacional
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u681708Palavras-chave:
Afrocentricidade, Ensino de Química, Quilombo EducacionalResumo
Este estudo se baseia na perspectiva afrocêntrica e traz como objetivo geral investigar como é possível utilizar a afrocentricidade como ferramenta teórica na construção de uma proposta afrocêntrica para o ensino de química que coadune com as demandas da Lei 10.639/03 e documentos correlatos. Captamos os dados usando recurso fílmico e fizemos as transcrições dos áudios captados, dividindo-os em turnos. Foram analisados, portanto, registros fílmicos com enfoque nas interações discursivas entre sujeitos alunas e sujeito docente durante uma proposta de ensino e aprendizagem. As análises dos extratos foram divididas conforme a técnica da Análise da Conversação e discutidas usando as lentes afrocêntricas, e também estudos do campo da didática química. Os resultados mostram possibilidades de apreensão de conceitos químicos em aulas afrocêntricas e que é possível a construção de recursos pedagógicos contra-hegemônicos no ensino de química em espaços educacionais não-formais, e estes podem vir a atender às demandas políticas da população negra.
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