Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências

Autores

  • Heloisa Trenche Belusci
  • Elisabeth Barolli Faculdade de Educação – Unicamp

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Grupos, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que problematizou o desenvolvimento da disciplina Fundamentos do Ensino de Ciências desenvolvida em um curso de Pedagogia. O objetivo foi destrinchar a relação dos estudantes com as Ciências Naturais e seu ensino. Coletou-se dados por meio de entrevistas; gravação de aulas; diários de campo e relatos de avaliação da disciplina feitas pelos estudantes. A análise foi realizada com base na visão de Sartre sobre os momentos do processo grupal. Buscou-se oferecer contribuições à área de ensino de Ciências Naturais de modo a revelar impasses que podem ser vivenciados no processo de formação inicial do professor das séries iniciais para tal ensino, como também compreender por que, em determinadas circunstâncias, os estudantes e futuros professores podem estabelecer uma relação de rejeição e insegurança com essa área do conhecimento, que pode marcar a futura prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Belusci, H. T., & Barolli, E. (2013). Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 135–158. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4255

Edição

Seção

Artigos