A evolução de um grupo de aprendizagem num curso de física de ensino médio

Autores

  • Marcelo Alves Barros Pós-graduação FE – USP
  • Elisabeth Barolli DEM – UFSCar & CENPEC
  • Alberto Villani IF – USP

Resumo

O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Barros, M. A., Barolli, E., & Villani, A. (2011). A evolução de um grupo de aprendizagem num curso de física de ensino médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4167

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>