Avanços e desafios de acessibilidade e inclusão na UFMG

Entrevista com Adriana Valladão

Palavras-chave: .

Resumo

Adriana Valladão foi diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2015 a 2019 e é atuante nas áreas de avaliação e desempenho funcional; tecnologia assistiva com foco em funcionalidade e participação; e educação inclusiva. Após apresentar o minicurso Educação Inclusiva no Ensino Superior, ao lado da professora Rosana Passos, no IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, do GIZ, ela concedeu esta entrevista a fim de esclarecer algumas questões acerca do processo de inclusão dos alunos com deficiência na UFMG. 

Biografia do Autor

Adriana Valladão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG de 2015 a 2019. Atua principalmente nas áreas de avaliação e desempenho funcional; tecnologia assistiva com foco na funcionalidade e participação; e educação inclusiva.

Lorena Dhom, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de graduação no Giz – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino –, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Revisora de texto da Revista Docência do Ensino Superior.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Analista de Tecnologia da Informação no Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Comissão Editorial da Revista Docência do Ensino Superior do Giz – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino –, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Publicado
2019-11-22
Como Citar
VALLADÃO, A.; DHOM, L.; SILVA, P. N. Avanços e desafios de acessibilidade e inclusão na UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-8, 22 nov. 2019.
Edição
Seção
Entrevistas