Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade
Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35140Palavras-chave:
Paulo Freire, Centenário de Paulo Freire, Educação superior, UniversidadeResumo
Entrevista realizada com o professor emérito da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, sobre as contribuições de Paulo Freire para se pensar a educação superior e o papel da universidade na atualidade. A homenagem a Paulo Freire, neste ano do seu centenário, constitui uma seção especial da Revista Docência do Ensino Superior. Esta entrevista foi realizada em junho de 2021, através de uma conferência virtual, seguindo um questionário semiestruturado com sete perguntas. Carlos Rodrigues Brandão descreve sua trajetória, sua relevante participação em movimentos sociais e destaca a contribuição de Paulo Freire para a educação superior. O professor também destaca avanços no ensino superior, o cenário vivenciado nos dias atuais e palavras de esperança para seguirmos na luta!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Rodrigues Brandão, Patrícia Nascimento Silva, Pauliane Romano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).