Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade

Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2405-8536
  • Pauliane Romano Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9925-8540

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35140

Palavras-chave:

Paulo Freire, Centenário de Paulo Freire, Educação superior, Universidade

Resumo

Entrevista realizada com o professor emérito da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, sobre as contribuições de Paulo Freire para se pensar a educação superior e o papel da universidade na atualidade. A homenagem a Paulo Freire, neste ano do seu centenário, constitui uma seção especial da Revista Docência do Ensino Superior. Esta entrevista foi realizada em junho de 2021, através de uma conferência virtual, seguindo um questionário semiestruturado com sete perguntas. Carlos Rodrigues Brandão descreve sua trajetória, sua relevante participação em movimentos sociais e destaca a contribuição de Paulo Freire para a educação superior. O professor também destaca avanços no ensino superior, o cenário vivenciado nos dias atuais e palavras de esperança para seguirmos na luta!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965-1969). Possui mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980) e livre docência em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Realizou estudos de pós-doutorado em Antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela (1992). Aposentou-se da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997, após 23 anos de trabalhos lá e de 30 anos como professor. Permanece como docente dos quadros do doutorado em Antropologia e do doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Desde quando aposentado, foi professor convidado em cinco universidades. É membro do Conselho Internacional e consultor do Instituto Paulo Freire. É comendador da Ordem do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia; professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa da Universidad Nacional de Lujan, Argentina; e professor emérito da Unicamp.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Analista de Tecnologia da Informação na UFMG. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação e de pós-Graduação, ministrando disciplinas na área de tecnologia e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Dados Governamentais Abertos e Privacidade e Proteção de Dados.

Pauliane Romano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora e orientadora em cursos de graduação e de pós-graduação na área de Formação de Professores. Pesquisadora nas áreas de Política Educacional, Educação Superior, Trabalho Docente e Estudos em Metodologias de Ensino, Planejamento e Avaliação, EaD, Tecnologias Educacionais e Produção do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

BRANDÃO, C. R.; SILVA, P. N.; ROMANO, P. Centenário de Paulo Freire: aportes para se pensar a educação superior na atualidade: Entrevista especial com o professor Carlos Rodrigues Brandão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35140. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35140. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)