Prática docente a distância

relato de experiência na orientação de TCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20214

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Ensino a distância, Orientação on-line

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma professora ao ministrar uma disciplina de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, integralmente na modalidade a distância, em um curso de especialização. Por meio de um estudo de caso, foram analisados os métodos e instrumentos utilizados pela professora, ao longo da disciplina, para orientação, comunicação e interação com os alunos. O estudo possui uma abordagem qualitativa e quantitativa por meio de técnicas de observação e pesquisa documental, utilizando como principal instrumento um questionário semiestruturado direcionado aos orientandos no final da disciplina. Nos resultados são apresentados e analisados os métodos utilizados na disciplina, na percepção da professora orientadora e na avaliação dos alunos orientandos. Destaca-se a adaptabilidade dos alunos quanto às ferramentas digitais e a interação dos orientandos com a orientadora, que, apesar de exclusivamente on-line, não trouxe prejuízos e aumentou a autonomia dos alunos na gestão das atividades e do tempo.

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Biografia do Autor

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Analista de Tecnologia da Informação na UFMG. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação desde 2014, ministrando disciplinas na área de tecnologia e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Dados Governamentais Abertos.

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Publicado

24-08-2020

Como Citar

SILVA, P. N. Prática docente a distância: relato de experiência na orientação de TCC. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20214. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20214. Acesso em: 5 nov. 2024.

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