Sala de aula
espaço de invenção de uma utopia possível
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15995Palavras-chave:
Pedagogia, Sala de aula, Experiência docente/discenteResumo
O presente trabalho traz em seu escopo o relato de uma experiência docente/discente vivenciada durante uma disciplina ministrada no segundo semestre do ano de 2018. No trabalho são apresentadas discussões e reflexões da disciplina Sala de Aula: Espaço Social, Cultural e Histórico ministrada no sétimo período, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de uma universidade no estado de Minas Gerais. O objetivo central é condensar as discussões a partir de dois olhares, o olhar do estudante que cursou a disciplina e do professor que organizou e ministrou-a. As reflexões aqui apresentadas são entendidas como contribuição para a relação entre os sujeitos envolvidos nesse processo, professor e estudante, bem como o aprimoramento da disciplina ministrada, perpassando as referências bibliográficas, os conceitos centrais abordados, os filmes assistidos assim como as inquietações fomentadas a partir da vivência dessa experiência.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ARROYO, Miguel Gonzalez. O humano é viável? É educável? Revista Pedagógica, v. 17, n. 35, maio/ago. 2015.
AYRES, Tadeu Antônio. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis: Vozes, 2008.
CUNHA, Maria Izabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
LOPES, José de Sousa Miguel. Entre os muros da escola: a vida, a sociedade em movimento. Revista Presença Pedagógica, v. 15, n. 87, maio/jun. 2009.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. São Paulo: Unesp, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência do Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.
TEIXEIRA, Inês. Os professores como sujeitos socioculturais. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. p. 179-194.
TEIXEIRA, Inês Assunção da Castro; LOPES, José de Sousa; DAYRELL, Juarez. A juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).