Sala de aula

espaço de invenção de uma utopia possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15995

Palavras-chave:

Pedagogia, Sala de aula, Experiência docente/discente

Resumo

O presente trabalho traz em seu escopo o relato de uma experiência docente/discente vivenciada durante uma disciplina ministrada no segundo semestre do ano de 2018. No trabalho são apresentadas discussões e reflexões da disciplina Sala de Aula: Espaço Social, Cultural e Histórico ministrada no sétimo período, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de uma universidade no estado de Minas Gerais. O objetivo central é condensar as discussões a partir de dois olhares, o olhar do estudante que cursou a disciplina e do professor que organizou e ministrou-a. As reflexões aqui apresentadas são entendidas como contribuição para a relação entre os sujeitos envolvidos nesse processo, professor e estudante, bem como o aprimoramento da disciplina ministrada, perpassando as referências bibliográficas, os conceitos centrais abordados, os filmes assistidos assim como as inquietações fomentadas a partir da vivência dessa experiência.

Biografia do Autor

  • Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Professor efetivo da FaE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA) e pesquisador do Observatório da Juventude da FaE-UFMG.

  • Clifton Arllen Gomes Fernandes, Universidade do Estado de Minas (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2019, e graduação em Design Gráfico pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, em 2014.

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Publicado

28-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sala de aula: espaço de invenção de uma utopia possível. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15995. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15995. Acesso em: 22 dez. 2024.

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