Metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação das contribuições de um projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16197Palavras-chave:
Formação profissional em Saúde, Extensão comunitária, Ludoterapia, Humanização da assistência, Pesquisa qualitativaResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de integrantes do Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão sobre as possíveis contribuições do referido projeto para formação profissional e de que modo a ação de extensão se vincula às estratégias de humanização da assistência à saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com informações obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Quatro categorias foram encontradas no discurso dos acadêmicos: ser Palhaço Doutor é uma ação solidária; ser Palhaço Doutor é transformador; vivência de acolhimento, interdisciplinaridade e transformação da realidade; e humanização é cuidado e empatia. Verificou-se, nos discursos, que a participação no projeto trouxe contribuição significativa aos seus membros, não apenas no aprendizado sobre o tema atendimento humanizado ao paciente, mas também sobre seu papel na melhora da qualidade da assistência em Saúde, na percepção da importância do trabalho em equipe e acerca do uso da ludicidade no atendimento em Saúde.
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