Congresso Alagoano de Saúde Mental

experiências, desafios e contribuições para a formação na atenção psicossocial

Autores

  • John Victor dos Santos Silva Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4671-102X
  • Claudio José dos Santos Júnior Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2853-1968
  • Thyara Maia Brandão Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. http://orcid-org/0000-0003-4630-6956
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6963-8158

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.19800

Palavras-chave:

Saúde mental, Educação, Currículo, Formação

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção do Congresso Alagoano de Saúde Mental e as contribuições que o evento proporcionou em suas três edições na formação dos estudantes envolvidos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre um congresso multidisciplinar realizado em 2017, 2018 e 2019 na cidade de Maceió, em Alagoas, com temáticas relacionadas à reforma psiquiátrica, saúde mental e atenção psicossocial. Participaram do evento estudantes, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental do estado. Eventos científicos, como o Congresso Alagoano de Saúde Mental, compreendem uma opção para o aprofundamento do conhecimento, capacitação profissional e a qualificação da formação por meio do fortalecimento das discussões acerca da reforma psiquiátrica e das práticas na atenção psicossocial, entre estudantes e profissionais. Favorecem a reflexão sobre os fundamentos do cuidado e da assistência em saúde mental constituídos nas universidades e nos cenários de cuidado, como os Centros de Atenção Psicossocial.

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Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Enfermeiro e mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Integrante do Grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), vinculado ao CNPq.

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Mestrando em Ensino na Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Acadêmico do curso de medicina da Uncisal. Integrante do grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq.

Thyara Maia Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Tutora da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental (LAISME-Uncisal).

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Terapeuta ocupacional, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Líder do grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq. Docente do programa de mestrado profissional em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC.

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Publicado

2021-01-24

Como Citar

SILVA, J. V. dos S.; SANTOS JÚNIOR, C. J. dos; BRANDÃO, T. M. .; RIBEIRO, M. C. . Congresso Alagoano de Saúde Mental: experiências, desafios e contribuições para a formação na atenção psicossocial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.19800. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19800. Acesso em: 21 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos