Metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação das contribuições de um projeto de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16197

Palavras-chave:

Formação profissional em Saúde, Extensão comunitária, Ludoterapia, Humanização da assistência, Pesquisa qualitativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de integrantes do Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão sobre as possíveis contribuições do referido projeto para formação profissional e de que modo a ação de extensão se vincula às estratégias de humanização da assistência à saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com informações obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Quatro categorias foram encontradas no discurso dos acadêmicos: ser Palhaço Doutor é uma ação solidária; ser Palhaço Doutor é transformador; vivência de acolhimento, interdisciplinaridade e transformação da realidade; e humanização é cuidado e empatia. Verificou-se, nos discursos, que a participação no projeto trouxe contribuição significativa aos seus membros, não apenas no aprendizado sobre o tema atendimento humanizado ao paciente, mas também sobre seu papel na melhora da qualidade da assistência em Saúde, na percepção da importância do trabalho em equipe e acerca do uso da ludicidade no atendimento em Saúde.

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Biografia do Autor

Lucas Soares Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Biólogo e mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Maria Rosa da Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Enfermeira, doutoranda em Saúde Pública (USP), mestre em Ensino na Saúde e professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Sandra Adriana Zimpel, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Fisioterapeuta, doutora em Ciências, mestre em Ensino na Saúde, especialista em Docência do Ensino Superior e professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

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Publicado

24-06-2020

Como Citar

SANTOS, L. S.; SANTOS JÚNIOR, C. J. dos; SILVA, M. R. da .; ZIMPEL, S. A. Metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação das contribuições de um projeto de extensão universitária . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.16197. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/16197. Acesso em: 25 nov. 2024.

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