Digital educational resources in Human Anatomy and Physiology in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736

Keywords:

Emergency Distance Education, Higher education of Physiology, Podcast, Body painting

Abstract

Based on the need for Emergency Distance Education due to the COVID-19 pandemic, alternative tools were sought to assist in the learning process. Therefore, the aim of this study was to report the experience of building educational resources for the disciplines of Physiology at the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre. Audio materials were produced in podcast format (called PIDcast in reference to the Teaching Initiation Project – PID), and visual material such as photos and videos (body painting technique), and were made available on the Physiology website. The participation of the PID monitors and students was essential for the development and diversification of the materials used as educational resources. Besides, this material can be adapted and used to different learning situations according to the reality of the disciplines and educational institutions.

Author Biographies

  • Guilherme Matheus Langa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Acadêmico de Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pesquisador na área de Psiquiatria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Bolsista de Extensão do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade da UFCSPA.

  • Alexsandro Ferreira Guimarães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Atualmente é graduando do curso de Física Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Médica.

  • Héllen Teixeira Vargas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Técnica em eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sapucaia do Sul. Atualmente, cursa Farmácia na Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

  • Marilene Porawski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e em Bioquímica em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestre e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002 e 2007). Professora Adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

References

BRASIL, Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 11 ago. 2020.

BOGGIO, Ricardo Frota. Dynamic Model of Applied Facial Anatomy with Emphasis on Teaching of Botulinum Toxin A. Plast Reconstr Surg Glob Open, Bethesda, v. 5, n. 11, p. 1525. 2017. DOI: 10.1097/GOX.0000000000001525.

CARVALHO, Ana Amélia et al. Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos. Prisma.com, Porto, n. 6, p. 50-74, 2008.

CRESTANI, Keila Cristina et al. O uso de podcast como ferramenta de ensino/aprendizagem no aluno de licenciatura. Caderno PAIC, Curitiba, v. 20, n. 1, 2019.

COOKSON, Natalie E.; AKA, Justine J.; FINN, Gabrielle M. An exploration of anatomists’ views toward the use of body painting in anatomical and medical education: An international study. American Association of Anatomists, v. 11 n. 2, p. 146-154, mar./maio. 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1698.

FREIRE, Eugênio P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, nov. 2017.

FINN, Gabrielle M. Twelve tips for running a successful body painting teaching session. Medical Teacher, v. 32, issue 11, p. 887-90, 2010.

FINN, Gabrielle M. Current perspectives on the role of body painting in medical education. Adv Med Educ Pract., v. 9, p. 701-706. 2018. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S142212.

GILL, Claudine Faleiro. Uma experiência de pesquisa sobre Podcast no ensino de Literatura. In: ENCONTRO DE LICENCIATURA E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 2., 2016. Goiânia. Anais eletrônicos. Goiânia: IF, 2016. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/issue/view/6. Acesso em: 10 dec. 2020.

HARRISON. Manual de Medicina. 18. ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2013.

JARIYAPONG, Pitchanee et al. Body painting to promote self-active learning of hand anatomy for preclinical medical students. Medical education online, v. 21 30833, mar. 2016, DOI: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3402/meo.v21.30833.

LOPES, Natália; GOMES, Anabela. O “Boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Practicum, v. 5, n. 1, p. 106-120. 2020. DOI: https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9833.

MCMENAMIN, Paul G. Body painting as a tool in clinical anatomy teaching. Anatomical Sciences Education, v. 1, issue 4, p. 139-144, jul./ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.32.

MUNIZ, Ricardo A. A.; VASCONCELOS, Eliane. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 7. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2014.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFCSPA – NEAD-UFCSPA. Orientações para o Planejamento de Atividades na Modalidade de Educação a Distância (EAD), abr. 2020. Disponível em: https://tamojunto.ufcspa.edu.br/site/images/demo/apresentacao/orientacoes_ead.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.

SOARES, Rodrigo A.; SILVA, Gláucia A. Regulamentos do EaD no Brasil e o impacto da Portaria nº 343/2020 no Ensino superior. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 1043, ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020a. Portaria 8/2020/Reitoria, de 13 de março de 2020. Suspende aulas por 14 dias a partir de segunda (16/03), cancela eventos por 100 dias e cancela reuniões não essenciais. Boletim de Serviço, Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/1303-portaria-8-2020-reitoria-de-13-de-marco-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020b. Ordem de serviço 1/2020/Prograd, de 6 de abril de 2020. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1176-ordem-de-servico-1-2020-prograd-de-6-de-abril-de-2020?highlight=WyJhdGl2aWRhZGVzIiwiJ2F0aXZpZGFkZXMiLCJzdXNwZW5zYXMiXQ==. Acesso em: 11 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020c. Portaria 29/2020/Reitoria, de 3 de julho de 2020. Dispõe sobre os procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/905-portaria-29-2020-reitoria-de-3-de-julho-de-2020?highlight=WyJlbnNpbm8iLCJyZW1vdG8iLCJlbnNpbm8gcmVtb3RvIl0=. Acesso em: 7 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020d. Portaria conjunta 1/2020/Prograd/Proplan, de 14 de julho de 2020. Dispõe sobre as diretrizes para uso da modalidade de educação a distância durante o período de combate à pandemia, considerando a declaração pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, bem como a Resolução Conjunta CONSUN-CONSEPE nº 17/2020/CONSUN, de 2 de julho de 2020, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1039-portaria-conjunta-01-2020-prograd-proplan-de-14-de-julho-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.

Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia

Published

2020-12-14

Issue

Section

Special section: teaching in higher education in pandemic times

How to Cite

Digital educational resources in Human Anatomy and Physiology in times of pandemic. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24736. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24736. Acesso em: 19 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)