Relato de experiência
ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29456Palavras-chave:
Medicina baseada em evidências, Disseminação de informação, Formação médicaResumo
Há séculos, a medicina vem se desenvolvendo, deixando de ser empírica e tornando-se cada vez mais científica. Nesse contexto, a Medicina Baseada em Evidências (MBE) surge para dar sustentação e comprovação para os atos e procedimentos médicos, haja vista a infinidade de informações, nem sempre confiáveis, existentes no contexto do cuidado à saúde. O objetivo deste trabalho foi relatar as percepções de três acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde, sobre a importância da abordagem da MBE durante a graduação, fundamentando uma formação médica de qualidade. O presente relato baseou-se nas experiências da disciplina Atualidades em Biologia, que consolidou a importância da MBE no contexto médico. Partindo disso, constatou-se que a introdução da MBE na graduação é indispensável para a formação de um profissional familiarizado com informações confiáveis, favorecendo o pensamento crítico na trajetória acadêmica e profissional.
Referências
A TERRA é plana. Direção de Daniel J. Clark. Estados Unidos: Netflix, 2018. (95 min.)
AGRA, Glenda et al. Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 1, p. 248-255, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000100248&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691.
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Resistência à ciência. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 284, p. 17-21, 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/. Acesso em: 23 out. 2020.
BEST, Mark; NEUHAUSER, Duncan. Ignaz Semmelweis and the birth of infection control. BMJ Quality & Safety, Londres, n. 13, p. 233-234, 2004. Disponível em: https://qualitysafety.bmj.com/content/13/3/233.full. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/qshc.2004.010918.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 3/2014, de 23 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 23 jun. 2014.
CLARIDGE, Jeffrey A.; FABIAN, Timothy C. History and Development of Evidence-based Medicine. World Journal of Surgery, v. 29, n. 5, p. 547-553, 1 mai. 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15827845/. Acesso em: 16 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s00268-005-7910-1.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912007000600012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 oct. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012.
DJULBEGOVIC, Benjamin; GUYATT, Gordon Henry. Progress in evidence-based medicine: a quarter century on. National Library of Medicine, Bethesda, v. 390, n. 10092, p. 415-423, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28215660/. Acesso em 16 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31592-6.
FERREIRA, Marcelo José Monteiro et al. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface, Botucatu, v. 23, supl. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600211&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.170920.
GALLUP. Wellcome Global Monitor 2018: How does the world feel about science and health? United Kingdom, 2019. Disponível em: https://wellcome.ac.uk/sites/default/files/wellcome-global-monitor-2018.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
KANEKAR, Amar Shireesh; THOMBRE, Avinash. Fake medical news: avoiding pitfalls and perils. Family Medicine and Community Health, Pequim, v. 7, 7: e000142, 2019. Disponível em: https://fmch.bmj.com/content/7/4/e000142. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/fmch-2019-000142.
LARA-NAVARRA, Pablo; FALCIANI, Hervé; SÁNCHEZ-PÉREZ, Enrique Alfonso; FERRER-SAPENA, Antonia. Information management in healthcare and environment: Towards an automatic system for fake news detection. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/3/1066/htm. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17031066.
LIMA, José Carlos Vaz de. Divulgação científica e sociedade. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 45, p. 5, 1999. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/divulgacao-cientifica-e-sociedade/. Acesso em: 27 out. 2020.
LISTER, Joseph. On the Early Stages of Inflammation. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, Londres, v. 148, p. 645-702, 1857. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/108678.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
LOPES, Antonio Alberto. Medicina Baseada em Evidências: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática clínica. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 285-288, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-42302000000300015.
MATIAS, Denise Silva et al. The value of uncertainty: the Zika and Microcefalia link. Journal of Evidence-Based Healthcare, Salvador, v. 1, n. 2, p. 116-124, 2019. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/evidence/article/view/2541. Acesso em: 16 dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2675-021Xevidence.v1i2.2541.
MELLO, Renato Gorga Bandeira de. A Cloroquina e o paraquedas: uma fábula da era COVID19. Journal of Evidence-Based Healthcare, Salvador, v. 2, n. 1, p. 93-96, 2020. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/evidence/article/view/3091. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.17267/2675-021xevidence.v2i1.3091.
MESQUITA, Claudio Tinoco et al. Infodemia, Fake News and Medicine: Science and The Quest for Truth. International Journal of Cardiovascular Sciences, Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, p. 203-205, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-56472020000300203&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.36660/ijcs.20200073.
MONTORI, Victor Manuel; GUYATT, Gordon H. Progress in evidence-based medicine. Journal of the American Medical Association, Rochester, v. 15, p. 1814 -1816, 2008. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/182722. Acesso em: 30 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.300.15.1814.
MOURA, Ananda Cristine Amador de et al. Estratégias de Ensino-Aprendizagem para Formação Humanista, Crítica, Reflexiva e Ética na Graduação Médica: Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, n. 3, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190189.
NEWSOM, Samuel William Babington. Pioneers in infection control — Joseph Lister. Journal of Hospital Infection, Londres, v. 55, n. 4, p. 246-253, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14629967/. Acesso em: 16 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2003.08.001.
O DILEMA das redes. Direção de Jeff Orlowski. Estados Unidos: Netflix, 2020. (94 min.)
PAULA, Lorena Tavares de; SILVA, Thiago dos Reis Soares da; BLANCO, Yuri Augusto. Pós-verdade e Fontes de Informação: um estudo sobre fake news. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/16764. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v3i1.16764.
PEREIRA, Rui Pedro Gomes. Enfermagem Baseada na Evidência: Atitudes, Barreiras e Práticas. 2014. Orientador: António Vaz Carneiro. Tese (Doutorado em Ciências da Enfermagem) – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/84324/2/137294.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.
PITT, Dennis; AUBIN, Jean-Michael. Joseph Lister: father of modern surgery. Canadian Journal of Surgery, Ottawa, v. 55, n. 5, p. 8-9, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3468637/. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1503/cjs.007112.
POST-TRUTH. In: DICTI, Oxford Dictionary on Lexico. Londres: Dictionary.com and Oxford University Press, 2020. Disponível em: https://www.lexico.com/definition/post-truth. Acesso em: 23 out. 2020.
PUGA, Maria Eduarda dos Santos. Mapeamento do Ensino de Medicina Baseada em Evidências nos Currículos das Escolas Médicas do Brasil. 2007. Orientador: Álvaro Nagib Atallah. Tese (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/39237/Publico-39237.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 dez. 2020.
RAGAN, Patti; QUINCY, Brenda. Evidence-based medicine: its roots and its fruits. The Journal of Physician Assistant Education: The Official Journal of the Physician Assistant Education Association, Filadélfia, v. 23, n. 1, p. 35-38, 2012. Disponível em: https://journals.lww.com/jpae/Citation/2012/23010/Evidence_Based_Medicine__Its_Roots_and_Its_Fruits.7.aspx. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/01367895-201223010-00007.
ROLLS, Kaye; MASSEY, Debbie. Social media is a source of health-related misinformation. Evidence-Based Nursing, Londres, v. 24, n. 2, p. 46, 2020. Disponível em: https://ebn.bmj.com/content/early/2020/02/11/ebnurs-2019-103222?utm_content=americas&utm_campaign=usage&utm_medium=cpc&utm_source=trendmd#ref-1. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1136/ebnurs-2019-103222.
SEMMELWEIS, Ignaz Philipp. The cause, concept and prophylaxis of childbed fever. Wien-Pest-Leipzig Hartleben Verlag’s, 1861. Disponível em: https://www.jameslindlibrary.org/semmelweis-i-1861/. Acesso em: 23 out. 2020.
SCIENCE. In: DICTI, Oxford Dictionary on Lexico. Londres: Dictionary.com and Oxford University Press, 2020. Disponível em: https://www.lexico.com/en/definition/science. Acesso em: 27 out. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA. Parecer Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia sobre a utilização da Cloroquina/Hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19. São Paulo: 2020. Disponível em: https://sbi.org.br/2020/05/18/parecer-da-sociedade-brasileira-de-imunologia-sobre-a-utilizacao-da-cloroquina-hidroxicloroquina-para-o-tratamento-da-covid-19/. Acesso em: 10 maio 2021.
SOLTANINEJAD, Kambis. Methanol Mass Poisoning Outbreak, a Consequence of COVID-19 Pandemic and Misleading Messages on Social Media. The International Journal of Occupational and Environmental Medicine, Teerã, v. 11, n. 3, p. 148-150, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7426733/. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34172/ijoem.2020.1983.
SWIRE-THOMPSON, Briony; LAZER, David. Public Health and Online Misinformation: Challenges and Recommendations. Annual Review of Public Health, Palo Alto, v. 41, n. 1, p. 433-451, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31874069/. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-040119-094127.
VERE, Joseph; GIBSON, Barry. Evidence-based medicine as science. Journal of Evaluation in II Clinical Practice, Nova Iorque, v. 25, n. 6, p. 997-1002, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jep.13090. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/jep.13090.
VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, Washington D.C., v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 23 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1126/science.aap9559.
ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet Journal, Londres, v. 395, n. 10225, n. p., 29 feb. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30461-X/fulltext. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Quézia Estéfani Silva Guimarães, Mariana Novaes Santos, Camilo Santana Silva , Fernanda Khouri Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).