Mentoria reversa

elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33379

Palavras-chave:

Mentoria reversa, Ensino no contexto da Covid-19, Instituições de ensino superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de elaboração do curso de Capacitação Docente em Ensino Digital. Em função da adesão ao Ensino Remoto Emergencial, precipitado pela pandemia de Covid-19, discentes do Grupo de Estudo em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina propuseram-se a elaborar o curso com base na mentoria reversa. Após avaliação da demanda docente, foi elaborado um curso autoinstrucional, organizado em módulos no Google Classroom. Inscreveram-se no curso 572 docentes, que foram alocados por turmas, sendo a primeira composta por 138 professores. Apesar da alta demanda, a taxa de finalização da primeira turma foi baixa (3,6%). Sugere-se que o curto espaço de tempo entre o estudo e o início das atividades didáticas, a sobrecarga do professor e o maior interesse no funcionamento das plataformas a despeito de aspectos relacionados à didática tenham refletido nesta taxa. A mentoria reversa mostrou-se profícua para aquisição de habilidades e competências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo de Aquino Médici, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Acadêmico de Medicina pela UFMG (10º período). Atua ativamente em iniciativas de estudantes para a promoção de uma educação médica mais didática. Membro do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina (GEDAAM) (2018–atual), no qual ocupa o cargo da presidência em 2020/2. Diretor de Ensino do Diretório Científico da UFMG (2020–atual).

  • Lídia Duarte Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Acadêmica de Medicina pela UFMG (9º período). Atualmente, é diretora-geral da Diretoria Científica do GEDAAM, grupo no qual atua desde 2017, e Corpo de Apoio da Diretoria de Ensino Médico da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAAMG).

  • Briana Henriques Machado Tarabai, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Acadêmica de Medicina pela UFMG (7º período). Participa do GEDAAM desde 2018, atuando em apresentações e organização em eventos e cursos ministrados pelo grupo, do qual é membro da Diretoria de Marketing. Membro da Liga de Cirurgia Pediátrica (LACIPED) e participa da organização do I Medical Students' Congress.

  • Graziella Lage Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Mestre e doutora em Saúde Pública pela UFMG e pós-doutora em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz/MG. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Ocupa o cargo de Coordenadora Docente do GEDAAM desde 2019.

Referências

AL-BAIK, Osama; MILLER, James. The kanban approach, between agility and leanness: a systematic review. Empirical Software Engineering, [S.L], v. 20, n. 6, p. 1861-1897, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10664-014-9340-x. Acesso em: 21 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10664-014-9340-x.

ARAÚJO, Patrícia Valente et al. Estratégias do Departamento de Odontologia Restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024770, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24770 Acesso em: 31 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770.

ATLASSIAN. Trello, 2021. Disponível em: https://trello.com/pt-BR. Acesso em: 15 fev. 2021.

BAIG, Shoukat Ali et al. Reasons behind the increase in research activities among medical students of Karachi, Pakistan, a low-income country. Education for health, v. 26, n. 2, p. 117-121, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24200734/. Acesso em: 17 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.4103/1357-6283.120705.

BRASIL. ATOS DO PODER EXECUTIVO. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 1º abr. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 18 março 2021.

CHAUDHURI, Sanghamitra; GHOSH, Rajashi. Reverse Mentoring: A Social Exchange Tool for Keeping the Boomers Engaged and Millennials Committed. Human Resource Development Review, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 55-76, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/239772131_Reverse_Mentoring_A_Social_Exchange_Tool_for_Keeping_the_Boomers_Engaged_and_Millennials_Committed. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484311417562.

CLARKE, Antonia J. et al. The role of reverse mentoring in medical education: current insights. Advances in Medical Education and Practice, [S.L.], v. 10, p. 693-701, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31692591/. Acesso em: 21 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S179303.

COLE, Britt; ZEHLER, Alexis; ARTER, Sara. Role-Reversal Mentoring: Case Study of an Active Approach to Faculty Growth. Journal of Nursing Education, [S.L.], vol. 59, n. 11, p. 627-630, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33119774/. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.3928/01484834-20201020-05.

FERREIRA, Lílian Franciele Silva et al. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024761 p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761. Acesso em: 1 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761.

FOSTER, Sam. Forward thinking with reverse mentoring. British journal of nursing, [S.L.], v. 8, n. 8, p. 539, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31002545/. Acesso em: 17 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.12968/bjon.2019.28.8.539.

GODOI, Marcos et al. Remote teaching during the covid-19 pandemic: challenges, learning and expectation of university professors of Physical Education. Education Sciences, [S.L.], v. 9, n. 10, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8734. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734.

HADI, Syed Munib; GAGEN, Phillip. New model for measuring MOOCs completion rates. In: European MOOC Summit, v. 4, 2016, Graz. Proceedings of the EUROPEAN STAKEHOLDER SUMMIT on experiences and best practices in and around MOOCs (EMOOCS). Derby: Book on Demand, 2016. p. 1-11. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/296705001_New_model_for_measuring_MOOCs_completion_rates. Acesso em: 18 fev. 2021.

LEEDAHL, Skye N. et al. Implementing an interdisciplinary intergenerational program using the Cyber Seniors® reverse mentoring model within higher education. Gerontology & geriatrics education, [S.L.], v. 40, n. 1, p. 71-89, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29364782/. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02701960.2018.1428574.

MURPHY, Wendy Marcinkus. Reverse mentoring at work: Fostering cross-generational learning and developing millennial leaders. Human Resource Management, [S.L.], v. 51, n. 4, p. 549-574, 2012. Disponível em: https://academicaffairs.rutgers.edu/sites/default/files/Murphy_Reverse_Mentoring_2012.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/hrm.21489.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OPAS/OMS, 2021. Doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus/doenca-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19. Acesso em: 20 fev. 2021.

RAZA, Ali; ONYESOH, Kiki. Reverse mentoring for senior NHS leaders: a new type of relationship. Future Healthcare Journal, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 94-96, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7032576/. Acesso em: 22 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.7861/fhj.2019-0028.

SALLABERRY, Jonas Dutra et al. Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24774. Acesso em: 31 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (SIEX/UFMG), 2021. Disponível em: https://sistemas.ufmg.br/siex/AuditarCurso.do?id=73521. Acesso em: 01 jun. 2021.

STÖGER, Heidrun; ZIEGLER, Albert; SCHIMKE, Diana. Mentoring: Theoretische Hintergründe, empirische Befunde und praktische Anwendungen. Pabst: Wolfgang Science, 2009.

Publicado

13-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MÉDICI, Eduardo de Aquino; COSTA, Lídia Duarte; TARABAI, Briana Henriques Machado; OLIVEIRA, Graziella Lage. Mentoria reversa: elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de Covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–16, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.33379. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/33379. Acesso em: 24 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)