Competência comunicativa docente para o ensino de Contabilidade para estudantes Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40141

Palavras-chave:

ensino superior, ensino de Contabilidade, educação inclusiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar os componentes da competência comunicativa docente para o ensino de Contabilidade Introdutória a estudantes Surdos no curso de Ciências Contábeis, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com paradigma interpretativo apoiado por dados visuais. Os sujeitos deste estudo foram cinco professores (ouvintes) que ministravam a disciplina de Contabilidade Introdutória e sete alunos surdos do curso de Ciências Contábeis nas regiões Sul (03 IES) e Sudeste (02 IES) do Brasil. A análise do material textual demonstrou que a presença do intérprete de Libras é essencial para mediar a comunicação entre o docente e o estudante surdo, fazendo a tradução da Língua Portuguesa para a Libras e vice-versa. O ensino inclusivo é um processo em construção que necessita do envolvimento total da comunidade educativa para sua efetivação.

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Biografia do Autor

José Antonio Marcelino, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR, Brasil.

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Educação pela Universidad SEK (USEK) Santiago Chile. Atualmente é professor assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Gina Viviana Morales-Acosta, Universidad SEK (USEK), Santiago, Chile.

Fonoaudióloga. Pós-doutora. Doutora em Ciências da Educação Menção Intercultural. Docente e Investigadora na Universidad SEK, Chile. Diretora do Laboratório Virtual de Comunicação e Linguagem. Colaboradora do Grupo de Investigação Cátedra de Incapacidade e Reabilitação. Universidad del Valle – Colômbia. Escritora de narrativas inclusivas com tradução para as línguas de sinais de: Colômbia (LSC), Brasil (Libras) e Chile (LSCh).

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

MARCELINO, J. A. .; MORALES-ACOSTA, G. V. . Competência comunicativa docente para o ensino de Contabilidade para estudantes Surdos. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–19, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40141. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/40141. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão