Reflexões sobre tecnologias educacionais no ensino superior de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46381Palavras-chave:
educação em enfermagem, educação superior, tecnologia educacional, método de ensino, enfermagemResumo
Esta revisão integrativa da literatura teve como objetivo conhecer quais tecnologias educacionais têm sido utilizadas na educação superior de Enfermagem. Após a análise da amostra constituída por 17 artigos, observou-se que as tecnologias educacionais mais utilizadas no ensino superior de Enfermagem foram as simulações realísticas, na modalidade de ensino presencial. Em relação ao ensino a distância e ao ensino híbrido, foi identificada nos artigos deste estudo, com maior frequência, a utilização das tecnologias educacionais digitais, como os vídeos e os jogos educativos. Contudo, um aspecto importante apontado pelo estudo é o fato de que as tecnologias educacionais digitais, nas modalidades de ensino a distância e híbrido, são importantes no ensino superior de Enfermagem, desde que sejam utilizadas para complementar as atividades de campo e ajudar na problematização das situações práticas vivenciadas pelos alunos nas atividades acadêmicas desenvolvidas no ensino clínico presencial.
Downloads
Referências
ÁFIO, Aline Cruz Esmeraldo; BALBINO, Aldiania Carlos; ALVES, Maria Dalva Santos; CARVALHO, Luciana Vieira de; SANTOS, Míria Conceição Lavinas; OLIVEIRA, Natália Rodrigues. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 15, n. 1, 16 Feb. 2014. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000100020. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3240/324030684020.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023 DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000100020
ARSLAN, Muzeyyen; ALTUN, Sibel; BASAL, Gozde; DEDE, Kubra; DEMIRÇELIK, M. B.; CANBAL, Metin; CEBECI, Sevsen. Simulation training for Nursing students for lung and cardiac auscultation. Clinical and Investigative Medicine, v. 38, n. 4, p. 254-258, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282739601_Simulation_Training_for_Nursing_Students_for_Lung_and_Cardiac_Auscultation. Acesso em: 12 fev. 2023.
AYED, Ahmad; KHALAF, Inaam A.; FASHAFSHEH, Imad; SALEH, Ali; BAWADI, Hala; ABUIDHAIL, Jamila; TH:ULTHEEN, Imad; JOUDALLAH, Hasah. Effect of high-fidelity simulation on clinical judgment among Nursing students. Inquiry: A Journal of Medical Care Organization, Provision and Financing. Journal of Medical Care Organization, v. 59, n. 2, p. 1-6, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/00469580221081997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359209405_Effect_of_High-Fidelity_Simulation_on_Clinical_Judgment_Among_Nursing_Students. Acesso em: 26 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/00469580221081997
BARBOSA, Kauanna Kelly; SILVA, Raylton Aparecido Nascimento; BARBOSA, Diogo Amaral; ABRAO, Kelber Ruhena. Metodologias ativas na aprendizagem significativa de enfermagem. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 44, p. 100-109, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4460. Acesso em: 26 jun. 2023.
CAMPOS, Moniki de Oliveira Barbosa; MONTEIRO, Ana Karine da Costa; MENDES, Isabel Amélia Costa; AVELINO, Fernanda Valéria Silva Dantas; ANDRADE, Jesusmar Ximenes; ANDRADE, Elaine Maria Leite Rangel. Students’ knowledge on intestinal ostomies before and after an online educational platform intervention. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 5, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1313. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5LWCVKYSkgrRFz9cxzHFYFs/?lang=en. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1313
CANEVER, Bruna Pedroso; SANES, Marina Silva; OLIVEIRA, Saionara Nunes de; MAGALHÃES, Aline Lima Pestana; PRADO, Marta Lenise do; COSTA, Diovane Ghignatti da. Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0131. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/cW3LjbTMsNDxGpNqYDBBKvK/?lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0131
CAO, Wenjing; HU, Lin; LI, Xiaoying; LI, Xiaoling; CHEN, Chuan; ZHANG, Qianqian; CAO, Shunwang. Massive open online courses-based blended versus face-to-face classroom teaching methods for fundamental Nursing course. Medicine, v. 100, n. 9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000024829. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33655944/. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000024829
COSTA, Cecília Passos Vaz; LUZ, Maria Helena Barros Araújo. Digital learning object for diagnostic reasoning in nursing applied to the integumentary system. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 36, n. 4, p. 55-62, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.54128. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/HvvYpBgq49XxXR73bxwZZBv/. Acesso em: 15 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.54128
DOMENICO, Edvane Birelo Lopes de; COHRS, Cibelli Rizzo. Moodle platform for the construction of knowledge in intensive care: an experimental study. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 381-389, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201600053. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/moodle-platform-for-the-construction-of-knowledge-in-intensive-care-an-experimental-study/. Acesso em: 13 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201600053
ELCOKANY, Nermine M.; ABDELHAFEZ, Amal Ismael; SHARABY, Vivian Magdi Samuel; BELAL, Safia. Use of computer-based scenarios for clinical teaching: impact on nursing students' decision-making skills. Healthcare, Basel, v. 17, n. 9, 2021. DOI: http://doi.org/10.3390/healthcare9091228. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8471097/. Acesso em: 15 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare9091228
FERGUNSON, Neina F.; ESTIS, Julie M. Training students to evaluate preterm infant feeding safety using a video-recorded patient simulation approach. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 27, n. 2, p. 566-573, 2018. DOI: https://doi.org/10.1044/2017_AJSLP-16-0107. Disponível em: https://pubs.asha.org/doi/10.1044/2017_AJSLP-16-0107. Acesso em: 14 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1044/2017_AJSLP-16-0107
FIALHO, Francisco Antonio Pereira; MACHADO, Andreia de Bem. Metodologias ativas, conhecimento integral, Jung, Montessori e Piaget. In: DIAS, Simone R.; VOLPATO, Arceloni Neusa (org.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. p. 63-80. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322908954_PRATICAS_INOVADORAS_EM_METODOLOGIAS_ATIVAS. Acesso em: 12 fev. 2023.
FRENK, Julio; CHEN, Lincoln; BHUTTA, Zulfiqar; COHEN, Jordan; CRISP, Nigel; EVANS, Timothy et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, Londres, v.376, n. 9756, p. 1923-1958, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)61854-5/fulltext. Acesso em: 17 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 24, p. 335-342, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742015000200017. Acesso em: 12 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
GUIMARÃES, Talita Lopes; MENDES, Keila Lopes; FIGUEIREDO, Flávio Júnior Barbosa. Aprendizagem baseada na problematização: o Arco de Maguerez para elaboração de trabalho de conclusão de curso em saúde. In: SANTOS, Patrícia Vieira. Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis: IGM, 2021. p. 209-222. Disponível em: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Livro-Metodologias-Ativas-Modismo-ou-Inovacao.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
HONORATO, Stephani Thayná Rodrigues; OLIVEIRA, Suelen Ferreira de; LEOPOLDINO, Sâmella Karine de Macêdo; FERNANDES, Narjilla Allana Conceição Macena; ROSADO, Viviane Layse Silva; MACHADO, Flávia Christiane de Azevedo. Planejamento e desenvolvimento de atividades criativas no ensino remoto sobre saúde ocular: relato de experiência. Revista Ciência Plural, Natal, v. 8, n. 2, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1368663. Acesso em: 15 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID24104
KRISTENSEN, Bárbara Canziani. Metodologias ativas: inovando por meio da gamificação em plataformas digitais. In: Metodologias ativas: modismo ou inovação? SANTOS, Patrícia Vieira (org.). Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021. Disponível em: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Livro-Metodologias-Ativas-Modismo-ou-Inovacao.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
KUNST, Elicia L.; MITCHELL, Marion; JOHNSTON, Amy N. B. Using simulation to improve the capability of undergraduate Nursing students in mental health care. Nurse Education Today, v. 50, p. 29-35, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.12.012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28011335/. Acesso em: 15 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.12.012
LIMA, Daniel Souza; VASCONCELOS, Izabella Furtado; QUEIROZ, Erika Feitosa; CUNHA, Thais Aguiar; SANTOS, Vitoria Soares dos; ARRUDA, Francisco Albert Einstein Lima; FREITAS, Julyana Gomes. Simulação de incidentes com múltiplas vítimas: treinando profissionais e ensinando universitários. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 46, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20192163. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/VJPgJ4wwyh34KMmYrqTXcFz/. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20192163
MORAN, José. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. Disponível em: https://www.topleituras.com/livros/metodologias-ativas-bolso-alunos-podem-aprender-forma-ativa-simplificada-profunda-7e2a. Acesso em: 13 fev. 2023.
ONTURK, Zehra Kan; UGUR, Esra; KOCATEPE, Vildan; ATES, Elif; OCAKTAN, Nermin; UNVER, Vesile; KARABACAK, Ukke. Use of simulation from high fidelity to low fidelity in teaching of safe-medication practices. Journal of Pakistan Medical Association, v. 69, n. 2, p. 195-200, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30804583/. Acesso em: 18 mar. 2023.
ÖZ, Gözde Özaras; ORDU, Yadigar. The effects of web based education and kahoot usage in evaluation of the knowledge and skills regarding intramuscular injection among nursing students. Nurse Education Today, v. 103, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104910. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34000592/. Acesso em: 26 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104910
RAIOL, Ianny Ferreira; LIMA, Fernando Conceição de; CARNEIRO, Douglas Rafael da Cruz; MORAES, Andreza Cassundé; VASCONCELOS, Tatiane de Souza; CARVALHO, Dayara de Nazaré Rosa de; UENO, Thalyta Mariany Rêgo Lopes; AGUIAR, Viviane Ferraz Ferreira. A simulação realística na consulta de enfermagem voltada ao idoso. Revista de Enfermagem da UFPE, Recife, v. 14, 2020. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.244111. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1097023. Acesso em: 16 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.244111
RAPOSO NETO, Luiz Torres; SILVA, Esequias Rodrigues; CERQUEIRA, Gilberto Santos. Metodologias ativas: modismo ou inovação pedagógica. In: Metodologias ativas: modismo ou inovação? SANTOS, Patrícia Vieira (org.). Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021. Disponível em: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Livro-Metodologias-Ativas-Modismo-ou-Inovacao.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
REDMOND, Catherine; DAVIES, Carmel; CORNALLY, Deirdre; ADAM, Ewa; DALY, Orla; FEGAN, Marianne; O’TOOLE, Margaret. Using reusable learning objects (RLOs) in wound care education: undergraduate student nurse's evaluation of their learning gain. Nurse Education Today, v. 60, p. 3-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.09.014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28987896/. Acesso em: 14 mar 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.09.014
SABÓIA, Vera Maria; MONIZ, Marcela de Abreu; DAHER, Donizete Vago; RANGEL, Eneas Teixeira; MOURA, Julianna Machado Barros de; SÁ, Fernanda Corrêa de. Dinâmica comunicativa: avaliação da tecnologia educacional sobre drogas com estudantes universitários de Enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, e23773, 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.23773. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/23773. Acesso em: 04 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.23773
SANTOS, Patrícia Vieira. Metodologias ativas: modismo ou inovação? Editora IGM, 2021. Disponível em: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Livro-Metodologias-Ativas-Modismo-ou-Inovacao.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
SOARES, Amanda Nathale; GAZZINELLI, Maria Flávia; SOUZA, Vânia de; ARAÚJO, Lucas Henrique Lobato. Role Playing Game (RPG) na graduação em Enfermagem: potencialidades pedagógicas. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 18, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v18.37672. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/37672. Acesso em: 03 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v18.37672
SOUSA, Jonatan Deyson do Nascimento; FERNANDES, Cristina da Silva; XIMENES, Maria Aline Moreira; CAETANO, Joselany Áfio; GALINDO NETO, Nelson Miguel; BARROS, Lívia Moreira. Effectiveness of the Maguerez Arch in nursing teaching on vesical catheterism: an almost experimental study. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200105. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/vFmDLgqSRdNV7J9Th57rf9n/. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200105
SOUSA, Luís Manuel Mota de; MARQUES-VIEIRA, Cristina Maria lves; SEVERINO, Sandy Silva Pedro; ANTUNES, Ana Vanessa. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, Coimbra, v. 17, n. 21, série 2, nov. 2017. Disponível em: https://www.sinaisvitais.pt/images/stories/Rie/RIE21.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.
SVELLINGEN, Alette H.; FORSTRONEN, Astrid; ASSMUS, Jorg; ROYKENES, Kari; BRATTEBO, Guttorm. Simulation-based education and the effect of multiple simulation sessions: a randomised controlled study. Nurse Education Today, v. 106, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105059. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34329963/. Acesso em: 27 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105059
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Chamada 01/2020: Programa para o Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) – Seleção de projetos. Pró-Reitora de Graduação (UFMG). Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/editais-e-chamadas/. Acesso em: 26 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Chamada 02/2021: Programa para o Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) – Seleção de projetos 2021-2022. Pró-Reitora de Graduação (UFMG). Belo Horizonte: UFMG, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/editais-e-chamadas/. Acesso em: 26 jun. 2023.
ZWICKER, Melanie Retz Godoy dos Santos. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, Celia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: FAAC/UNESP, 2017. p. 15-27. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Utilidades/aprendizagem-ativa---versao-digital.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcia dos Santos Pereira, EUNICE Francisca Martins , Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Rebeca Dias Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).