Reflexões sobre tecnologias educacionais no ensino superior de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46381

Palavras-chave:

educação em enfermagem, educação superior, tecnologia educacional, método de ensino, enfermagem

Resumo

Esta revisão integrativa da literatura teve como objetivo conhecer quais tecnologias educacionais têm sido utilizadas na educação superior de Enfermagem. Após a análise da amostra constituída por 17 artigos, observou-se que as tecnologias educacionais mais utilizadas no ensino superior de Enfermagem foram as simulações realísticas, na modalidade de ensino presencial. Em relação ao ensino a distância e ao ensino híbrido, foi identificada nos artigos deste estudo, com maior frequência, a utilização das tecnologias educacionais digitais, como os vídeos e os jogos educativos. Contudo, um aspecto importante apontado pelo estudo é o fato de que as tecnologias educacionais digitais, nas modalidades de ensino a distância e híbrido, são importantes no ensino superior de Enfermagem, desde que sejam utilizadas para complementar as atividades de campo e ajudar na problematização das situações práticas vivenciadas pelos alunos nas atividades acadêmicas desenvolvidas no ensino clínico presencial.

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Biografia do Autor

Márcia dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG. Mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde pela UFMG. Membro do Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG. Membro do Comitê Assessor da Câmara de Graduação da UFMG.

Eunice Francisca Martins , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Coordenadora do Colegiado de Enfermagem da UFMG, membro do Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação. Especialista em Saúde Pública e Metodologia do Ensino Superior. Mestre e doutora em Enfermagem pela UFMG.

 

Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Presidente do Núcleo Docente Estruturante, subcoordenadora do Colegiado do curso de Enfermagem da UFMG e membro do Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação de Enfermagem da UFMG. Especialista em Saúde Pública. Mestre e doutora em Enfermagem pela UFMG.

Rebeca Dias Amorim , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Discente do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG e membro do Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

PEREIRA, M. dos S.; MARTINS , E. F.; BARONI , F. C. de A. L.; AMORIM , R. D. Reflexões sobre tecnologias educacionais no ensino superior de Enfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–22, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.46381. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46381. Acesso em: 21 abr. 2024.

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