Quiz gamificado de autoaprendizagem

um recurso pedagógico no ensino de Anatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.48822

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino superior, gamificação, metodologia ativa, sala de aula invertida

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um quiz gamificado de autoaprendizagem como estratégia motivadora no primeiro contato dos licenciandos em Educação Física com a disciplina de Anatomia, e avaliar, na percepção dos alunos, sua eficácia como ferramenta de aprendizagem. Fundamentado em metodologias ativas, o estudo promove o protagonismo discente por meio de atividades lúdicas e interativas. Trata-se de uma pesquisa-ação prática, na qual o professor-pesquisador seleciona práticas pedagógicas adequadas às necessidades de seus alunos. O quiz foi desenvolvido no Google Forms para introduzir conceitos básicos de anatomia do sistema locomotor antes da primeira aula presencial. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de “trilhas de autoaprendizagem” e questionário de opinião. Os resultados indicam que o quiz gamificado favoreceu a motivação, a autonomia e a assimilação dos conceitos básicos, enriquecendo o ensino de Anatomia, e foi avaliado positivamente pelos alunos como uma ferramenta eficaz e promissora no contexto da sala de aula invertida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emília Cristina Benevides de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora adjunta do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Mestre em Anatomia pela UFRJ.

  • Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA/UFRJ). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ.

  • Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense

    Professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

  • Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Doutora e Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora titular do Departamento de Biologia Celular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

ALEXANDER, Bryan; ASHFORD-ROWE, Kevin; BARAJAS-MURPHY, Noreen; DOBBIN, Gregory; KNOTT, Jessica; MCCORMACK, Mark; POMERANTZ, Jeffery; SEILHAMER, Ryan; WEBER, Nicole. Horizon report: higher education edition. Louisville: EDUCAUSE, 2019. Disponível em: www.educause.edu/horizonreport. Acesso em: 12 nov. 2022.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Howard. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

BACICH, Lilian. Ensino híbrido: esclarecendo o conceito. Inovação na educação, 2020. Disponível em: www.lilianbacich.com/2020/09/13/ensino-hibrido-esclarecendo-o-conceito/. Acesso em: 12 nov. 2022.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BUENO, Maria Bethânia Tomaschewski; RODRIGUES, Emerson da Rosa; MOREIRA, Maria Isabel Giusti. O modelo da sala de aula invertida: uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 5, n. 3, p. 662-684, 19 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2383. Acesso em: 11 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2383

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

CASTRO, Sophia Kelly Abreu de; TREVISAN, Kaynara; PEREIRA, Dayson de Assis; AVERSI-FERREIRA, Tales Alexandre. Uso de uma metodologia ativa no ensino de neuroanatomia para a formação médica. [S.l.] Seven Editora, 2023. DOI: https://doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-001

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [S.l.] Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

COSTA, Roberta Dall Agnese da; SANTOS, Ana Maria Vieira dos; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Metodologias ativas com tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de anatomia humana. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S.l.], v. 15, n. 10, p. 11054-11072, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n10-060. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1862. Acesso em: 12 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n10-060

DEMO, Pedro. Vítima de aula: algumas razões por que não se aprende na escola brasileira. Campo Grande: Governo do MS, Secretaria de Estado da Educação – SED, 2017.

DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan; KHALED, Rilla; NACKE, Lennart. Game design elements to gamefulness: defining “gamification”. 2011. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments. [S.l.] ACM Press, 2011, p. 9-15. DOI: https://doi.org/10.1145/2181037.2181040

FELICIANO, Silas Mendes; SOUZA, Jones Alves de; SILVA, Maria de Nazaré Paiva da; TELES, Rosilene Nascimento. Gamificação como alternativa para processo de aprendizagem na disciplina de biologia. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 8, p. 1359-1369, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10929. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10929. Acesso em: 10 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10929

FREITAS, Emília Cristina Benevides de; SPIEGEL, Carolina Nascimento. Relato de experiência e investigação de aplicação de um personagem fictício como método na aprendizagem de Anatomia Humana. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a24. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3402. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a24

FREITAS, Emilia Cristina Benevides de; SPIEGEL, Carolina Nascimento; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. Percepção dos Discentes sobre o uso de práticas pedagógicas proativas no ensino híbrido de anatomia. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 2, e2222, 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2222. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2222. Acesso em: 12 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2222

GOMES, Cláudia; PEREIRA, Alda. Feedback e gamificação em educação online. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. e1227, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1227. Acesso em: 10 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227

HUANG, Wendy Hsin-Yuan; SOMAN, Dilip. A practitioner’s guide to gamification of education. Toronto: Rotman School of Management, 2013.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Belo horizonte, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 15 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, New York, v. 22, n. 140, 1932.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MANTILLA, Samira Pirola Santos; ALVES, Nathalia Costa. Potencial educativo do jogo Perguntados. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.298. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.298

MARINHO, José Victor de Lira; DO NASCIMENTO, Mariane Silveira; FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra; PORTO, Bernadete de Souza; SILVA JUNIOR, Ivanildo José da. Avaliações continuadas no ensino de Engenharia Química: aplicação nas turmas de princípios de processos químicos na Universidade Federal do Ceará. Anais. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), Fortaleza: Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID11008_15082019170944.pdf. Acesso em: 18 mar. 2025.

MEHANNA, Samya Hamad; RIBEIRO, Elaine Rossi; SANTOS, Emily Karoline Araújo Nonato dos; GARBELINI, Maria Cecilia da Lozzo. Percepção dos docentes sobre o ensino de Patologia na Medicina: desafios e abordagens metodológicas. Cadernos Cajuína, São Paulo, v. 9, n. 5, p. e249541, 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.661. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/661. Acesso em: 12 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.661

OLIVEIRA, João Lucas dos Santos; LIMA, Priscila da Silva Neves; CARVALHO, Cedric Luiz de; FONSECA, Amanda Vitória Silva. Sala de aula 4.0 – Uma proposta de ensino remoto baseado em sala de aula invertida, gamification e PBL. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 28, p. 909-933, 14 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.909. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v28p909. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.909

PANOSSO, Mariana Gomide; SOUZA, Silvia Regina de; HAYDU, Verônica Bender. Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação analítico-comportamental. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2015. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192821. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/SBRZ3rbWkWMkbwHtYGMBKqk/?lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192821

QUEIROZ, Carlos Roberto; VARGAS, Ana Beatriz; PEREIRA, Carlos Augusto da Silva. Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 7, p. e171421, 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1714. Acesso em: 10 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714

SILVA, Maria Laura Martins; WEBER, Mirla Andrade; VIEIRA, Frederico Costa Beber; NUNES, Rosângela Silva Gonçalves; FIGUEIREDO, Maria Carolina dos Santos. Gincana como ferramenta de ensino de solos no ensino superior: relato de caso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, e037012, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/37012. Acesso em: 11 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37012

SOINTU, Erkko; HYYPIÄ, Mareena; LAMBERT, Matthew C.; HIRSTO, Laura; SAARELAINEN, Markku; VALTONEN, Teemu. Preliminary evidence of key factors in successful flipping: predicting positive student experiences in flipped classrooms. Higher Education, [S.I.], v. 85, n. 3, p. 503-520, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-022-00848-2. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-022-00848-2. Acesso em: 10 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-022-00848-2

TOLOMEI, Bianca Vargas. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH. Acesso em: 18 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Emília Cristina Benevides de; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; SPIEGEL, Carolina Nascimento. Quiz gamificado de autoaprendizagem: um recurso pedagógico no ensino de Anatomia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–24, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.48822. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48822. Acesso em: 13 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)