Quiz gamificado de autoaprendizagem

um recurso pedagógico no ensino de Anatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.48822

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino superior, gamificação, metodologia ativa, sala de aula invertida

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um quiz gamificado de autoaprendizagem como estratégia motivadora no primeiro contato dos licenciandos em Educação Física com a disciplina de Anatomia, e avaliar, na percepção dos alunos, sua eficácia como ferramenta de aprendizagem. Fundamentado em metodologias ativas, o estudo promove o protagonismo discente por meio de atividades lúdicas e interativas. Trata-se de uma pesquisa-ação prática, na qual o professor-pesquisador seleciona práticas pedagógicas adequadas às necessidades de seus alunos. O quiz foi desenvolvido no Google Forms para introduzir conceitos básicos de anatomia do sistema locomotor antes da primeira aula presencial. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de “trilhas de autoaprendizagem” e questionário de opinião. Os resultados indicam que o quiz gamificado favoreceu a motivação, a autonomia e a assimilação dos conceitos básicos, enriquecendo o ensino de Anatomia, e foi avaliado positivamente pelos alunos como uma ferramenta eficaz e promissora no contexto da sala de aula invertida.

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Biografia do Autor

  • Emília Cristina Benevides de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Professora adjunta do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Mestre em Anatomia pela UFRJ.

  • Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Professora no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA/UFRJ). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ.

  • Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

    Professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

  • Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Doutora e Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora titular do Departamento de Biologia Celular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

18-03-2025

Edição

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Artigos

Como Citar

FREITAS, Emília Cristina Benevides de; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; SPIEGEL, Carolina Nascimento. Quiz gamificado de autoaprendizagem: um recurso pedagógico no ensino de Anatomia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–24, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.48822. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48822. Acesso em: 31 mar. 2025.

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