Docentes em formação e as significações produzidas em torno do ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1985

Palabras clave:

Docência, Ensino Superior, Professores

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre as significações produzidas por docentes em formação em torno do(a) professor(a) universitário(a) e da docência no ensino superior, no contexto atual das políticas públicas federais. Para tanto, realizamos uma análise dos comentários feitos em torno do tema pelos alunos do Curso de Formação em Docência no Ensino Superior, ofertado pela Rede de Desenvolvimento de Práticas do Ensino Superior (GIZ) no fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem. Ao final, ressaltamos que não é possível traçar um perfil do professor ideal, mas sim discutir as inúmeras significações produzidas para esse “novo” professor, especialmente sob a ótica de estudantes de pós-graduação, que se encontram na linha tênue entre ser aluno e ser professor. Pretendemos, ainda, tornar visível a necessidade de investimentos na formação dos profissionais que atuam nesse nível de ensino.

Biografía del autor/a

  • Francisco André Silva Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Tem graduação em História com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH (2003).

  • Maíra Tomayno de Melo Dias Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou o Mestrado e o Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da mesma instituição.

  • Symaira Poliana Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2014-10-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Docentes em formação e as significações produzidas em torno do ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 4, p. 137–166, 2014. DOI: 10.35699/2237-5864.2014.1985. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1985. Acesso em: 22 dec. 2024.

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