Núcleo de Enseñanza Estructurante de Enfermería de la UFMG
desde la creación a la pandemia del Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23903Palabras clave:
Educación en Enfermería, Instituciones de educación superior, Docencia de grado, Covid-19, EnfermeríaResumen
Se trata de uno relato de experiencia, cuyo objetivo fue reflexionar sobre el rol del Núcleo de Enseñanza Estructurante (NEE) de la carrera de Enfermería desde su creación, hasta el primer semestre académico de 2020, cuando la Organización Mundial de la Salud anunció la pandemia mundial de la enfermedad Covid-19 (Corona Virus Disease). Así, se utilizó el enfoque sociológico del “Análisis Institucional”, basado en los conceptos propuestos por Castoriadis (1982), Barbier (1985) y Lourau (1995). Se observó hasta ahora, que el tema de la “evaluación” ha sido el más debatido en los talleres pedagógicos promovidos por el NEE. No cabe duda de la importancia de estas reflexiones para la implementación del Proyecto Pedagógico de la Carrera de Enfermería y en el proceso de formación permanente de los docentes. Esto representa, al mismo tiempo, la legitimidad del desempeño de NEE, y un estímulo para seguir invirtiendo en la consolidación de las prácticas pedagógicas ya establecidas por este núcleo en la formación de los futuros enfermeros.
Descargas
Citas
AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
ARANTES Bárbara Morais et al. As ações do Núcleo Docente Estruturante no processo de educação permanente dos professores em um curso de graduação em Odontologia. Scientific Investigation in Dentistry, v. 22, n. 1, p. 19-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.29232/2317-2835.2017v22i1.p19-25.
BARBIER, René. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. 280p.
BARONI, Fabíola Carvalho de Almeida Lima et al. Relatório Final PAIE. In: I ENCONTRO DE EX-ALUNOS DO SÉCULO XXI DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG "Da formação ao mercado": caminhos percorridos. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da UFMG, 2018.
BORK, Ana Margherita Toldi. Enfermagem de Excelência: da visão à ação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Senado Federal, Brasília, DF. 05 out. 1988.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, DF). 9 nov. 2001.
BRASIL. Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), Brasília, DF. 17 jun. 2010.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19. Fica autorizada aos alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do curso de medicina, e do último ano dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia do sistema federal de ensino, definidos no art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, em caráter excepcional, a possibilidade de realizar o estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo Ministério da Saúde, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente do COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 20 mar. 2020a.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 492, de 23 de março de 2020. Institui a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 23 mar. 2020b.
BRASIL. Ministério da Saúde. Edital nº 04, de 31 de março de 2020. Conclama alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para se cadastrarem visando participação na Ação Estratégica "Brasil Conta Comigo", em caráter excepcional e temporário. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 01 abr. 2020c.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 01 abr. 2020d.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Portaria nº 383, de 9 de abril de 2020. Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 13 abr. 2020e.
CASTORIADIS, Cornélius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
LOURAU, René. A análise institucional. Petrópolis: Vozes, 1995.
FREITAS, Maria Imaculada Fátima; ARGELLIES, Jean Louis. Stratégies du changement institutionnil. Paris: UFR Santé Medécine et Biologia Humana Léonard de Vinci, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade. 19. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
RAMAL, Andrea Cecilia. A nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Revista de Educação e Assessoria Pedagógica, São Paulo, n. 17, p. 5-21,1997.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 15, de 31 de maio de 2011. Cria, no âmbito da UFMG, o Núcleo Docente Estruturante. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Belo Horizonte, MG. 31 maio 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Núcleo Docente Estruturante. Síntese das Oficinas de Planejamento Integrado do Ensino 2013-2016. MIMEO. Escola de Enfermagem da UFMG, Belo Horizonte, MG. out. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Colegiado de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem versão atualizada. Escola de Enfermagem da UFMG, Belo Horizonte, MG. out. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 10, de 19 de junho de 2018, reedita a Resolução nº 15, de 31 de maio de 2011, que criou o Núcleo Docente Estruturante. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Belo Horizonte, MG. 19 jun. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução n° 02, de 03 de dezembro de 2019. Estabelece diretrizes gerais para elaboração da estrutura curricular dos cursos de graduação da UFMG. Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Belo Horizonte, MG. 03 dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Portaria nº 1.819, de 18 de março de 2020. A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais resolve: Suspender, temporariamente e por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão e as aulas da Educação Básica e Profissional - Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário - nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo em vista as orientações do Ministério da Saúde e em face da decretação, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da pandemia da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Reitoria da UFMG, Belo Horizonte, MG. 18 mar. 2020a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Colegiado de Graduação em Enfermagem. Carta Aos Docentes. Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, MG. 13 maio 2020b.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Ofício nº 9, de 18 de maio de 2020. Pró-Reitoria de Graduação, Belo Horizonte, MG. 18 maio 2020c. Disponível em: https://www2.ufmg.br/prograd/content/download/29063/194648/file/OfCirc0920.html. Acesso em: 30 de out. de 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas. Criado em 10 de junho de 2020, com o objetivo de apresentar as principais ferramentas e metodologias utilizadas pelo ensino à distância à comunidade acadêmica, fruto da parceria entre a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Site do Programa de Integração Docente, Belo Horizonte, MG. 10 jun. 2020d. Disponível em: https://www.ufmg.br/integracaodocente/normas-no-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em: 30 out. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 2, de 17 de agosto de 2020, que estabeleceu critérios para a integralização do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMG, em caráter excepcional, pelos concluintes, em razão da pandemia da Covid-19. Escola de Enfermagem da UFMG, Belo Horizonte, MG. 17 ago. 2020e.
VERHINE, Robert Evan. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 603-619, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772015000300003.
VIEIRA, Alboni Maria Dudeque Pianovski; FILIPAK Sirley Teresinha. Avaliação da Educação Superior: limites e possibilidades do Núcleo Docente Estruturante. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 15, n. 44, p. 61-87, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS03.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Márcia dos Santos Pereira, Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni, Eunice Francisca Martins, Lívia Cozer Montenegro, Meiriele Tavares Araújo, Bárbara Maximino Rezende, Ludmila Rodrigues Pinto Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).