Desafios docentes em tempos de isolamento social

estudo com professores do curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Jonatas Dutra Sallaberry Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, e Universidad de Murcia (UMU), Murcia, Espanha. http://orcid.org/0000-0001-7492-727X
  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8745-3579
  • Gabriel Cunha Bagatoli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2837-8545
  • Paola Christina Mas Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3249-0310
  • Bárbara Rocha Bittencourt Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5435-7441

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774

Palavras-chave:

Ensino remoto, Isolamento social, Desafios docentes na pandemia, Ciências Contábeis, COVID-19

Resumo

A literatura apresenta um conjunto robusto de desafios que são enfrentados no cotidiano da carreira docente, mas é carente de evidências em situações contingenciais, tal como o isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Assim, buscou-se investigar os efeitos do isolamento social nas dificuldades enfrentadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas e privadas. Para isso, foi aplicada uma survey a 30 professores, e as dificuldades levantadas foram categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo, nas perspectivas do docente e sobre o discente. Entre os achados, observou-se, sob a perspectiva do docente, as dificuldades relacionadas à redução de tempo e, na percepção sobre o discente, destacou-se a falta de motivação como um dos principais problemas. Como contribuições evidenciou-se a adaptabilidade dos docentes em relação às dificuldades já enfrentadas antes da pandemia, bem como implicações que podem colaborar para a adoção de estratégias de adequação do processo de ensino.

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Biografia do Autor

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, e Universidad de Murcia (UMU), Murcia, Espanha.

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em cotutela com a Universidad de Murcia (UMU – Espanha). Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília (2014) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Faculdade Unyleya, instrutor interno, avaliador do Basis, elaborador do BNI e certificador do INEP.

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora de Ciências Contábeis do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.

Gabriel Cunha Bagatoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Paola Christina Mas Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bárbara Rocha Bittencourt, Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade do Minho e em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Inclusiva. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

SALLABERRY, J. D.; SANTOS, E. A. dos; BAGATOLI, G. C.; LIMA, P. C. M.; BITTENCOURT, B. R. . Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24774. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24774. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

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