O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geometria (GEPGEO) como um espaço de aprender docente
contribuições no desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino
Palavras-chave:
grupos de estudos, formação de professores, base do conhecimento matemático para o ensinoResumo
Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, e tem como temática geradora contribuições de grupos de estudos colaborativos para a formação de professores. Buscou-se delinear contribuições no desenvolvimento dos domínios do conhecimento matemático para o ensino e na formação de professores a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), ligado a tal programa de pós-graduação. O quadro teórico elencado para embasar o estudo é a Base do Conhecimento Matemático para o Ensino. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, da qual participaram 13 integrantes do grupo de estudos em questão. A coleta de dados deu-se através de 31 encontros periódicos do grupo, realizados no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020, que foram gravados em vídeo e analisados. Além disso, uma narrativa autobiográfica foi desenvolvida a fim de estabelecer contribuições pessoais da participação no grupo. A partir das análises, foi possível constatar que a participação no GEPGEO promoveu a mobilização dos seis domínios do conhecimento matemático para o ensino propostos pelos autores, além de elencar contribuições no aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos acerca da matemática e do ensino desse componente curricular para seus participantes. Por fim, reafirma-se o potencial formativo de espaços colaborativos de professores em vistas ao desenvolvimento profissional de seus participantes.
Downloads
Referências
SOARES, G. O. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geometria (GEPGEO) como um espaço de aprender docente: contribuições no desenvolvimento do Conhecimento Matemático para o Ensino. 2023. 180f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2023. Disponível em: http://www.tede.ufn.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/1178
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel de Oliveira Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).