O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geometria (GEPGEO) como um espaço de aprender docente

contribuições no desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino

Autores

  • Gabriel de Oliveira Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Alegrete, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8734-6415

Palavras-chave:

grupos de estudos, formação de professores, base do conhecimento matemático para o ensino

Resumo

Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, e tem como temática geradora contribuições de grupos de estudos colaborativos para a formação de professores. Buscou-se delinear contribuições no desenvolvimento dos domínios do conhecimento matemático para o ensino e na formação de professores a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), ligado a tal programa de pós-graduação. O quadro teórico elencado para embasar o estudo é a Base do Conhecimento Matemático para o Ensino. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, da qual participaram 13 integrantes do grupo de estudos em questão. A coleta de dados deu-se através de 31 encontros periódicos do grupo, realizados no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020, que foram gravados em vídeo e analisados. Além disso, uma narrativa autobiográfica foi desenvolvida a fim de estabelecer contribuições pessoais da participação no grupo. A partir das análises, foi possível constatar que a participação no GEPGEO promoveu a mobilização dos seis domínios do conhecimento matemático para o ensino propostos pelos autores, além de elencar contribuições no aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos acerca da matemática e do ensino desse componente curricular para seus participantes. Por fim, reafirma-se o potencial formativo de espaços colaborativos de professores em vistas ao desenvolvimento profissional de seus participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Alegrete, RS, Brasil.

Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Alegrete. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN). Mestre na mesma área, pela mesma instituição. Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Licenciado em Matemática pelo IFFar, Campus Alegrete.

Referências

SOARES, G. O. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geometria (GEPGEO) como um espaço de aprender docente: contribuições no desenvolvimento do Conhecimento Matemático para o Ensino. 2023. 180f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2023. Disponível em: http://www.tede.ufn.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/1178

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

SOARES, G. de O. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geometria (GEPGEO) como um espaço de aprender docente: contribuições no desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–3, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/53944. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resumos de dissertações e de teses