Body Painting e Body Projection

Simulação no ensino-aprendizagem em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38501

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Anatomia Artística, Aprendizagem, Simulação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da utilização das tecnologias body painting e body projection como ferramentas facilitadoras do processo ensino aprendizagem na perspectiva de docentes de Enfermagem durante o ensino do exame físico cardiovascular. Método: relato de experiência de estratégia facilitadora aplicada ao processo de ensino-aprendizagem do exame físico cardiovascular durante o curso de graduação em Enfermagem de uma universidade privada de São Paulo Brasil. Resultados: participaram da experiência 40 estudantes, dois professores, um artista plástico e dois modelos que receberam a pintura corporal. O uso das referidas tecnologias suscitou reflexões sobre a possibilidade de utilizá-las como ferramentas para o ensino de forma lúdica e eficaz, otimizando o contexto acadêmico formal. Conclusão: as ferramentas body painting e body projection, de acordo com a percepção dos docentes, facilitam o processo de ensino-aprendizagem do exame físico cardiovascular, uma vez que aproximam a teoria da prática e permitem, aos estudantes, associações visuais que superam as tradicionais barreiras de ensino-aprendizagem.

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Arquivos adicionais

Publicado

29-06-2022

Como Citar

1.
Silva GTR da, Fernandes M da GO, Guedes GF, Malfussi LBH de, Pedreira LC, Silva CCR da. Body Painting e Body Projection: Simulação no ensino-aprendizagem em Enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 29º de junho de 2022 [citado 4º de fevereiro de 2023];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38501

Edição

Seção

Relato