Análise dos termos e requisitos de segurança do paciente nos currículos de Enfermagem em Universidades Federais Brasileiras*
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-9389.2025.51736Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Currículo, Educação, Ensino Superior, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar os termos rastreadores e os requisitos de ensino da segurança do paciente nos currículos de graduação em Enfermagem de Instituições Federais de Ensino Superior. Método: trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa e análise documental, no qual foram examinados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e as matrizes curriculares de quatro cursos de graduação em Enfermagem, de diferentes regiões do Brasil. Esta análise foi feita conforme o Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, avaliando-se a descrição desses termos nos PPC e matrizes curriculares, além de verificar o grau de confiabilidade dos resultados obtidos. A coleta de dados envolveu a busca de 153 termos rastreadores, analisando sua vinculação com os 11 tópicos propostos pelo referido guia por meio de estatística descritiva, com distribuições de frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas. A correlação dos termos rastreadores foi calculada pelo coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: foram identificados 18 termos da lista de verificação, distribuídos em oito tópicos do Guia Curricular. Os tópicos 'O que é segurança do paciente?', 'Ser um participante de uma equipe eficaz ' e 'Aprender com os erros para evitar danos ' não foram mencionados nos documentos analisados. A consistência interna dos termos nos PPC foi moderada (α=0,728), assim como nas matrizes curriculares (α=0,620). Conclusão: a revisão dos currículos das universidades federais é crucial para alinhar os programas de ensino às recomendações do Programa Nacional de Segurança do Paciente e do Guia Curricular da Organização Mundial da Saúde, garantindo assim a formação de profissionais de saúde comprometidos com práticas seguras e de qualidade.
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