Sentimentos associados à docência por professores de enfermagem

Autores

  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Vânia Marli Backes Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil
  • Ana Karolliny Testoni Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180059

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Emoções

Resumo

Objetivo: compreender os sentimentos associados à docência na perspectiva de professores de enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo-analítico, qualitativo. Entrevistaram-se 18 professores de duas universidades da região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlasti®7. Resultados: emergiram as seguintes categorias: docência como esperança de transformação da prática e amorosidade; docência como acolhimento; docência como preocupação pelo outro, o aluno; docência como maternagem; docência como cuidado. Considerações finais: os sentimentos associados à docência possuem estreita relação com a concepção de ensino que o professor possui, bem como com a concepção de enfermagem. Para além de uma trajetória sistemática de formação, ressignificar experiências e percepções pode indicar novos sentidos aos processos identitários docentes.

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Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Sentimentos associados à docência por professores de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 9º de julho de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49630

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