Sentimentos associados à docência por professores de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180059Palavras-chave:
Docentes de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, EmoçõesResumo
Objetivo: compreender os sentimentos associados à docência na perspectiva de professores de enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo-analítico, qualitativo. Entrevistaram-se 18 professores de duas universidades da região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlasti®7. Resultados: emergiram as seguintes categorias: docência como esperança de transformação da prática e amorosidade; docência como acolhimento; docência como preocupação pelo outro, o aluno; docência como maternagem; docência como cuidado. Considerações finais: os sentimentos associados à docência possuem estreita relação com a concepção de ensino que o professor possui, bem como com a concepção de enfermagem. Para além de uma trajetória sistemática de formação, ressignificar experiências e percepções pode indicar novos sentidos aos processos identitários docentes.
Downloads
Referências
Monereo CF, Aneas MM. Docentes en tránsito. Análisis de incidentes críticos em secundaria. Barcelona: Graó; 2011.
Freire I, Bahia S, Estrela MT, Amaral A. A dimensão emocional da docência: contributo para a formação de professores. Rev Port Pedagog. 2012[citado em 2016 dez. 15];46(2):151-71. Disponível em: http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/viewFile/1742/1118
Mikkonen K, Kyngäs H, Kääriäinen M. Nursing students' experiences of the empathy of their teachers: a qualitative study. Adv Health Sci Educ. 2015[citado em 2016 dez. 10];20(3):669-82. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s10459-014-9554-0
Sutton RE, Wheatley KF. Teachers' emotions and teaching: a review of the literature and directions for future research. Educ Psychol Rev. 2003[citado em 2016 nov. 19];15(4):327-58. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1023/A:1026131715856
Vasconcellos MMM, Sordi MRL. University teachers' development: an (im) possible task? Interface Comun Saúde Educ. 2016[citado em 2017 jan. 10];20(57):403-14. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/en_1807-5762-icse-1807-576220150450.pdf
Timm EZ, Abrahao MHMB. The life story on teaching in higher education and the teacher's human development. Rev Educ COGEIME. 2015[citado em 2017 jan. 10];24(46):123-43. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v24n46p123-143
Santos CC, Pereira F, Lopes A. Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento. Rev Port Educ. 2016[citado em 2017 jan. 10];29(1):295-321. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v29n1/v29n1a13.pdf
Megale L, Ricas J, Gontijo ED, Mota JAC. Medical teachers' perceptions and feelings about student assessment - a lonely process. Rev Bras Educ Méd. 2015[citado em 2016 dez. 20];39(1):12-22. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0012.pdf
Veras RS, Ferreira SPA. The affection in the teacher-student relationship and its implications on learning in the university context. Educar Rev. 2010[citado em 2016 dez. 19];38:219-35. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n38/15.pdf
Azevedo LFM, Pessoa Neto AD, Oliveira CM, Sousa LS, Eberlin MBN, Almeida YBMM. Caring relationships in medical Education. Medicina (Ribeirão Preto). 2015[citado em 2016 dez. 12];48(2):195-203. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/99761/98187
Souza LL, Araújo DB, Silva DS, Bêrredo VCM. Representations of gender in nursing practice from the perspective of students. Ciênc Cogn. 2014[citado em 2016 dez. 12];19(2):218-32. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/908/pdf_13
Monereo CF, Badia A. Los heterónimos del docente: identidad, selfs y enseñanza. In: Monereo C, Pozo JI. La Identidad en Psicología de la Educación: necesidad, utilidad y límites. Madrid: Narcea; 2011.
Strauss AL, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento. 2ª ed. São Paulo: EDUC; 2008.
Pires MRGM, Fonseca RMGS, Padilla B. Politicy of care in the criticism towards gender stereotypes. Rev Bras Enferm. 2016[citado em 2017 jan. 12];69(6):1156-62. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n6/en_0034-7167-reben-69-06-1223.pdf
Araújo VABT, Gebran RA, Barros HF. Professors' formation and practices in an undergraduate nursing course. Acta Sci Educ. 2016[citado em 2017 jan. 12];38(1):69-79. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/23180/16129
Hoeve YT, Jancen G, Roodbol P. The nursing profession: public image, self-concept and professional identity. A discussion paper. J Adv Nurs. 2014[citado em 2016 dez. 09];70(2):295-309. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jan.12177/full
Zamanzadeh V, Valizadeh L, Negarandeh R, Monadi M, Azadi A. Factors influencing men entering the nursing profession, and understanding the challenges faced by them: Iranian and developed countries' perspectives. Nurs Midwifery Stud. 2013[citado em 2016 dez. 09];2(4):49-56. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4228905/
Gentil RC. Nurses are not into personal marketing: do history explain why? Rev Bras Enferm. 2009[citado em 2016 nov. 23];62(6):916-18. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n6/a19v62n6.pdf
Duarte MC, Fonseca RMGS, Souza V, Pena ED. Gender and violence against women in nursing literature: a review. Rev Bras Enferm. 2015[citado em 2016 dez. 09];68(2):325-32. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n2/en_0034-7167-reben-68-02-0325.pdf
Nauderer TM, Lima MADS. Imagem da enfermeira: revisão da literatura. Rev Bras Enferm. 2005[citado em 2016 dez. 12];58(1):74-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672005000100014&script=sci_abstract&tlng=pt
Cruz GV, Pereira WR. Different confi gurations of violence in pedagogical relationships between teachers and students of higher education. Rev Bras Enferm . 2013[citado em 2016 dez. 12];66(2):241-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n2/14.pdf
Almeida MI, Pimenta SG. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev Port Educ. 2014[citado em 2016 dez. 12];27(2):7-31. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v27n2/v27n2a02.pdf
Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO. 2015[citado em 2016 dez. 12];15(1):2-11. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/146/130
Oliveira CT, Wiles JM, Fiorin PC, Dias ACG. Perceptions of college students on the professor-student relationship. Psicol Esc Educ. 2015[citado em 2016 dez. 12];18(2):239-46. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0239.pdf
Zuin A. Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico. Campinas: Autores Associados; 2008.
Fiss DML, Spies J. Identidades docentes, charges e crise do/no magistério: efeitos de sentidos. Reflex Ação. 2015[citado em 2016 dez. 14];23(1):100- 31. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5637/pdf_4
Vitiritti B, Andrade SMO, Peres JEC. Sexual diversity and professional relationships: conceptions of doctors and nurses. Temas Psicol. 2016[citado em 2017 jan. 15];24(4):1389-405. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v24n4/v24n4a11.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.