Educação profissional em enfermagem

necessidades, desafios e rumos

Autores

  • Juliana Cristina Lessmann Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas com Doenças Crônicas
  • Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde; UFSC, Departamento de Enfermagem
  • Edilmara Gubert UFSC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Enfermagem
  • Paula Xavier Gums Mendes UFSC, Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado UFSC, Departamento de Enfermagem , PEN; UFSC, EDEN
  • Vânia Marli Backes UFSC, Departamento de Enfermagem , PEN; UFSC, EDEN

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Profissionalizante, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

A educação profissional reveste-se de importância como elemento estratégico para a construção da cidadania e do fortalecimento das bases profissionais da enfermagem diante das novas demandas da profissão. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, tendo como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura das pesquisas desenvolvidas no período entre 1998 e 2008 sobre educação profissional em enfermagem, evidenciando e discutindo os direcionamentos para a prática. Das publicações selecionadas, foram evidenciadas três temáticas: "Educação profissional como necessidade", "Educação profissional como desafio" e "Rumos para a educação profissional em enfermagem". As publicações apontam que a enfermagem vivencia as demandas de transformação profissional, porém existem enfrentamentos relacionados à integração entre o saber e o fazer com a aproximação da ciência, das aptidões práticas e das vivências empíricas, em que a educação se torna cotidiana e transformadora da atuação profissional.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Educação profissional em enfermagem: necessidades, desafios e rumos. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2012 [citado 8º de julho de 2025];16(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50333

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