Cinema e identidade profissional: percepções sobre a imagem de enfermeiras no filme pearl harbor
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49865Palavras-chave:
Enfermagem, Cinema como Assunto, II Guerra Mundial, Desastres, EnsinoResumo
Objetivos: analisar as percepções de discentes de graduação em Enfermagem sobre o uso da imagem de enfermeiras no filme Pearl Harbor e destacar as contribuições pedagógicas nele contidas para a discussão da identidade profissional da Enfermagem. Métodos: estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de análise fílmica e entrevistas semiestruturadas com graduandos. Os dados colhidos foram tratados pela análise de conteúdo de Laurence Bardin e discutidos à luz de conceitos da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu. Resultados: o estudo revelou quatro categorias que abrangeram diversos aspectos inerentes à prática e à identidade da profissão de Enfermagem, os quais foram simbolicamente retratados no filme em questão. Conclusão: há necessidade de se ampliar o debate acadêmico a respeito dos efeitos gerados por estigmas e estereótipos construídos na contemporaneidade, por meio da veiculação cinematográfica da imagem de profissionais de Enfermagem. Ademais, o cinema foi percebido como estratégico instrumento cultural e pedagógico de definição de distinção e valoração da profissão no campo social.
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