Cinema e identidade profissional: percepções sobre a imagem de enfermeiras no filme pearl harbor

Autores

  • Alexandre Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marília Gomes e Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Pedro Ernesto, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Residente em Enfermagem em Terapia Intensiva. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Hospital Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Margarida Maria Rocha Bernardes Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora. Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ - Brasil
  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz UERJ, EEAN, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora. UERJ, EEAN. Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Regina Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Enfermagem, Maceió AL , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora. Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Enfermagem. Maceió, AL - Brasil, Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49865

Palavras-chave:

Enfermagem, Cinema como Assunto, II Guerra Mundial, Desastres, Ensino

Resumo

Objetivos: analisar as percepções de discentes de graduação em Enfermagem sobre o uso da imagem de enfermeiras no filme Pearl Harbor e destacar as contribuições pedagógicas nele contidas para a discussão da identidade profissional da Enfermagem. Métodos: estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de análise fílmica e entrevistas semiestruturadas com graduandos. Os dados colhidos foram tratados pela análise de conteúdo de Laurence Bardin e discutidos à luz de conceitos da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu. Resultados: o estudo revelou quatro categorias que abrangeram diversos aspectos inerentes à prática e à identidade da profissão de Enfermagem, os quais foram simbolicamente retratados no filme em questão. Conclusão: há necessidade de se ampliar o debate acadêmico a respeito dos efeitos gerados por estigmas e estereótipos construídos na contemporaneidade, por meio da veiculação cinematográfica da imagem de profissionais de Enfermagem. Ademais, o cinema foi percebido como estratégico instrumento cultural e pedagógico de definição de distinção e valoração da profissão no campo social.

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Publicado

09-11-2017

Como Citar

1.
Oliveira AB de, Silva MG e, Bernardes MMR, Queiroz ABA, Santos RM dos. Cinema e identidade profissional: percepções sobre a imagem de enfermeiras no filme pearl harbor. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 9º de novembro de 2017 [citado 8º de setembro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49865

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