Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico

Autores

  • Alessandra Campos Fortes Fagundes Serrano Santa Casa de Caridade de Diamantina, Escritório da Qualidade, Diamantina MG , Brazil, Santa Casa de Caridade de Diamantina, Escritório da Qualidade. Diamantina, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0001-7325-6566
  • Delba Fonseca Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Farmácia, Diamantina MG , Brazil, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Departamento de Farmácia. Diamantina, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-2404-5791
  • Selme Silqueira Matos Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Básica, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Departamento de Enfermagem Básica. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0002-5102-5051
  • Vania Regina Goveia Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Básica, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Departamento de Enfermagem Básica. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-2967-1783
  • Isabel Yovana Quispe Mendoza Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Básica, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Departamento de Enfermagem Básica. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0002-7063-8611
  • Angelina Carmo Lessa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Nutrição, Diamantina MG , Brazil, UFVJM, Departamento de Nutrição. Diamantina, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-0708-4799

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49780

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde, Cultura Organizacional, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

OBJETIVO: avaliar a cultura de segurança do paciente da equipe multidisciplinar em um hospital filantrópico brasileiro. MÉTODO: trata-se de estudo quantitativo, transversal, realizado com 209 profissionais, em 12 setores do hospital. Para a coleta de dados, utilizou-se o Hospital Survey On Patient Safety Culture, desenvolvido pela Agency for Health Research and Quality, traduzido e validado para a língua portuguesa. A confiabilidade do instrumento foi verificada pelo coeficiente Alfa de Cronbach. A análise de dados se deu por estatística descritiva. RESULTADOS: as dimensões com maiores percentuais de respostas positivas foram: expectativas e ações de promoção da segurança do paciente pelo supervisor/chefe; aprendizado organizacional e melhoria contínua; trabalho em equipe no âmbito das unidades. Por outro lado, as dimensões com menores percentuais de respostas positivas foram: respostas não punitivas aos erros; profissionais e percepção geral de segurança do paciente. CONCLUSÃO: esses achados revelaram que todas as dimensões da cultura de segurança do paciente devem ser trabalhadas com os profissionais da equipe de saúde, uma vez que nenhuma das dimensões superou 75% de respostas positivas.

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Publicado

07-10-2019

Como Citar

1.
Serrano ACFF, Santos DF, Matos SS, Goveia VR, Mendoza IYQ, Lessa AC. Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 5º de dezembro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49780

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