Avaliação da cultura de segurança do paciente em um hospital filantrópico
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49780Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde, Cultura Organizacional, Equipe de Assistência ao PacienteResumo
OBJETIVO: avaliar a cultura de segurança do paciente da equipe multidisciplinar em um hospital filantrópico brasileiro. MÉTODO: trata-se de estudo quantitativo, transversal, realizado com 209 profissionais, em 12 setores do hospital. Para a coleta de dados, utilizou-se o Hospital Survey On Patient Safety Culture, desenvolvido pela Agency for Health Research and Quality, traduzido e validado para a língua portuguesa. A confiabilidade do instrumento foi verificada pelo coeficiente Alfa de Cronbach. A análise de dados se deu por estatística descritiva. RESULTADOS: as dimensões com maiores percentuais de respostas positivas foram: expectativas e ações de promoção da segurança do paciente pelo supervisor/chefe; aprendizado organizacional e melhoria contínua; trabalho em equipe no âmbito das unidades. Por outro lado, as dimensões com menores percentuais de respostas positivas foram: respostas não punitivas aos erros; profissionais e percepção geral de segurança do paciente. CONCLUSÃO: esses achados revelaram que todas as dimensões da cultura de segurança do paciente devem ser trabalhadas com os profissionais da equipe de saúde, uma vez que nenhuma das dimensões superou 75% de respostas positivas.
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