Estratégias de envolvimento dos pacientes e acompanhantes nas ações de segurança do paciente
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210066Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Prática Clínica Baseada em Evidências, Família, Enfermagem, Preferência do PacienteResumo
Objetivo: descrever as evidências disponíveis na literatura sobre as estratégias de envolvimento dos pacientes e acompanhantes em ações de promoção da segurança do paciente em unidades hospitalares. Método: revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus e Cochrane entre 2005 e 2020. Resultados: foram selecionados nove artigos na amostra final, os quais recomendaram a padronização de comunicação, recursos tecnológicos, vídeos, folhetos, jogos, entrevistas dialogadas, questionários e cartilhas como estratégias de envolvimento dos pacientes e acompanhantes. Os estudos ressaltaram a importância de se conhecer o perfil dos participantes para escolha das estratégias considerando as potencialidades e limitações de cada intervenção. Conclusões: constatou-se que, apesar da escassez de estudos com altas evidências, os artigos encontrados apresentam estratégias importantes para o fortalecimento das práticas de inclusão do paciente e dos acompanhantes na segurança do paciente, além de motivar a realização de novas produções nessa temática.
Downloads
Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Pacientes pela
segurança do paciente em serviços de saúde: como posso contribuir
para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes,
familiares e acompanhantes. 2017[citado em 2020 jun. 23];11p.
Disponível em: https://www.segurancadopaciente.com.br/wp-content/
uploads/2017/08/GUIA_SEGURANA_PACIENTE_ATUALIZADA-1.pdf
Kohn LT, Corrigan JM, Donaldson MS. To err is human: building a
safer health care system. Washington, DC: National Academy Press;
[citado em 2020 jul. 02]. Disponível em: https://www.nap.
edu/download/9728
World Health Organization (WHO). World Alliance for Patient
Safety. Forward Program 2008-2009. 2008[citado em 2020 jul. 06].
Disponível em: http://www.who.int/patientsafety/information_
centre/reports/Alliance_Forward_Programme_2008.pdf
Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 529, de 1º de abril de 2013.
Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
Brasília: MS; 2013[citado em 2020 ago. 13]. Disponível em: http://
bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html
Ministério da Saúde (BR). Resolução Nº 36, de 25 de julho de
Institui ações para a segurança do paciente em serviços de
saúde e dá outras providências. Brasília: MS; 2013[citado em 2021
fev. 09]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/
anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html
Possoli L, Macedo TR, Natal S, Calvo MCM. Patient safety in the
hospital environment: an integrative review. Braz J Health Review.
[citado em 2021 nov. 13];4(4):15962-80. Disponível em:
https://doi.org/10.34119/bjhrv4n4-124
Carvalho PR, Ferraz ESD, Teixeira CC, Machado VB, Bezerra ALQ,
Paranaguá TTB. Patient participation in care safety: Primary Health
Care professionals’ perception. Rev Bras Enferm. 2021[citado em
nov. 13];74(2):e20200773. Disponível em: https://doi.
org/10.1590/0034-7167-2020-0773
Souliotis K, Agapidaki E, Peppou LE, Tzavara C, Varvaras D,
Buonomo OC, et al. Assessing Patient Organization Participation
in Health Policy: a comparative study in France and Italy. Int J
Health Policy Manag. 2018[citado em 2020 set. 23];1;7(1):48-58.
Disponível em: https://dx.doi.org/doi:%2010.15171/ijhpm.2017.44
Heath S. Distinguishing and Defining Top Patient Engagement
Keywords. 2018[citado em 2020 set. 23]. Disponível em: https://
patientengagementhit.com/news/distinguishing-and-defining-toppatient-
engagement-keywords
World Health Organization (WHO). Patients for Patient Safety: our
programme. 2013[citado em 2020 set. 23]. Disponível em: https://
www.who.int/patientsafety/patients_for_patient/programme/en/
Waterman AD, Gallagher TH, Garbutt J, Waterman BM, Fraser
V, Burroughs TE. Brief report: Hospitalized patients’ attitudes
about and participation in error prevention. J Gen Intern Med.
[citado em 2020 set. 20];21(4):367-70. Disponível em: https://
doi.org/10.1111/j.1525-1497.2005.00385.x
Costa DG, Moura GMSS, Pasin SS, Costa FG, Magalhães AMMM.
Experiência do paciente na coprodução de cuidados: percepções
acerca dos protocolos de segurança do paciente. Rev LatinoAm.
Enferm. 2020[citado em 2021 nov. 17];28:e3272. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3352.3272
Doherty C, Stavropoulou C. Patients’ willingness and ability to
participate actively in the reduction of clinical errors: a systematic
literature review. Soc Sci Med. 2012[citado em 2020 set. 26];75(2):257-
Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2012.02.056
Mendes KDS, Silveira RCPC, Galvão CM. Integrative literature
review: a research method to incorporate evidence in health care
and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008[citado em 2020 set.
;17(4):758-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/
S0104-07072008000400018
Santos C, Pimenta C, Nobre M. The PICO strategy for the research
question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enferm.
[citado em 2020 set. 27];15(3):508-11. Disponível em https://
doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
Atallah NA, Castro AA. Revisão sistemática da literatura e metanálise:
a melhor forma de evidência para a tomada de decisão em saúde e a
maneira mais rápida de atualização terapêutica. São Paulo: Lemos-
Editorial; 1998[citado em 2020 out. 01]. Evidências para melhores
decisões clínicas; p. 20-8.
MelnyK BM, Gallagher-Ford L, Fineout-Overholt E. Implementing
the Evidence-based practice (EBP) Competencies in Healthcare:
A Practical Guide for Improving Quality, Safety and Outcomes.
Indianapolis: Sigma Theta Tau International; 2017.
van Gaal BG, Schoonhoven L, Mintjes JA, Borm GF, Hulscher ME,
Defloor T, et al. Fewer adverse events as a result of the SAFE or
SORRY? Programme in hospitals and nursing homes. part i: primary
outcome of a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2011[citado em
jun. 03];48(9):1040-8. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.
ijnurstu.2011.02.017
Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patentes’
and. Heath carré professionals’ attitudes towards the PINK patient safety
video. J Eval Clin Pract. 2012[citado em 2020 jun. 03];18(4):848-53.
Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x
Schwappach DL, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of
an educational patient safety campaign on patients’ safety
behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013[citado
em 2020 jun. 03];19(2):285-91. Disponível em: https://doi.
org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x
Hrisos S, Thomson R. Seeing it from both sides: do approaches to
involving patients in improving their safety risk damaging the trust
between patients and healthcare professionals? An interview study.
PLoS One. 2013[citado em 2020 jun. 04];8(11):e80759. Disponível
em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0080759
Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients’
attitudes towards patient involvement in safety interventions:
results of two exploratory studies. Health Expect. 2013[citado
em 2020 jun. 04];16(4):e164-76. Disponível em: https://doi.
org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x
Dykes PC, Rozenblum R, Dalal A, Massaro A, Chang F, Clements
M, et al. Prospective Evaluation of a Multifaceted Intervention to
Improve Outcomes in Intensive Care: The Promoting Respect and
Ongoing Safety Through Patient Engagement Communication
and Technology Study. Crit Care Med. 2017[citado em 2020 jun.
;45(8):e806-e813. Disponível em: https://dx.doi.org/doi:%20
1097/CCM.0000000000002449
Burrows Walters C, Duthie EA. Patient Engagement as a Patient
Safety Strategy: patients’ perspectives. Oncol Nurs Forum.
[citado em 2020 jun. 08];44(6):712-8. Disponível em: https://
dx.doi.org/10.1188/17.ONF.712-718
Khan A, Spector ND, Baird JD, Ashland M, Starmer AJ, Rosenbluth
G, et al. Patient safety after implementation of a coproduced family
centered communication programme: multicenter before and after
intervention study. BMJ. 2018[citado em 2020 jun. 08];363:1-17.
Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.k4764
Gonçalves KMM, Costa MTTCA, Silva DCB, Baggio ME, Corrêa AR,
Manzo BF. Ludic strategy for promoting engagement of parents and
caregivers in the safety of pediatric patients. Rev Gaúch Enferm.
[citado em 2020 jun. 09];41:e20190473. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190473
Salvador P, Tuani CO, Costa TD, Gomes ATL, Assis YMS, Santos VEP.
Segurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTube. Rev
Gaúch Enferm. 2017[citado em 2020 ago. 03];38:e61713. Disponível
em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.61713
Rodrigues Junior JC, Rebouças CBA, Castro RCMB, Oliveira PMP,
Almeida PC, Pagliuca LMF. Construção de vídeo educativo para a
promoção da saúde ocular em escolares. Texto Contexto Enferm.
[citado em 2021 nov. 17];26(2):e06760015. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/0104-07072017006760015
Krouse HJ. Video modelling to educate patients. J Adv Nurs.
[citado em 2020 ago. 12];33(6):748-57. Disponível em: https://
doi.org/10.1046/j.1365-2648.2001.01716.x.
Dalmolin A, Girardon-Perlini NMO, Coppetti LC, Rossato GC,
Gomes JS, Silva MEN. Educational video as a healthcare education
resource for people with colostomy and their families. Rev Gaúch
Enferm. 2016[citado em 2020 set. 13];37:e68373. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373
Gómez IDC, Pérez RC. From educational video to multimedia learning
objects interactive: a collaborative learning environment based on social
networks. TenPed. 2015[citado em 2020 set. 07];220:59-72. Disponível
em: https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/2042
Grudniewicz A, Bhattacharyya O, McKibbon KA, Straus SE. Redesigning
printed educational materials for primary care physicians: design
improvements increase usability. Implementation Sci. 2015[citado em
set. 10];10:156:1-13. Disponível em: https://doi.org/10.1186/
s13012-015-0339-5
Broc G, Carré C, Valantin S, Mollard E, Blanc V, Shankland R. Cognitive
behavior therapy and positive serious play: a pilot comparative study.
J Ther Comport Cogn. 2017[citado em 2020 out. 01];27(2):60-9.
Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jtcc.2016.12.002
Sousa FCP, Montenegro LC, Goveia VR, Corrêa AR, Rocha PK,
Manzo BF. Family participation in patient safety in neonatal units
from the nursing perspective. Texto Contexto Enferm. 2017[citado
em 2020 out. 17];26(3):e1180016. Disponível em: https://doi.
org/10.1590/0104-07072017001180016
Marques SRL, Lemos SMA. Instrumentos de avaliação do letramento
em saúde: revisão de literatura. Audiol Commun Res. 2017[citado
em 2020 out. 17];22:e1757. Disponível em: http://dx.doi.
org/10.1590/2317-6431-2016-1757
Wegner W, Silva SC, Kantorski KJC, Predebon CM, Sanches MO,
Pedro ENR. Education for culture of patient safety: implications
to professional training. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2016[citado
em 2021 nov. 14];20(3):e20160068. Disponível em: https://doi.
org/10.5935/1414-8145.20160068
Garzin ACA, Melleiro MM. Segurança do paciente na formação dos
profissionais de saúde. Ciênc Cuid Saúde. 2019[citado em 2021
nov. 14];18(4):45780. Disponível em: https://doi.org/10.4025/
cienccuidsaude.v18i4.45780
Shah KP, Goyal S, Ramachandran V, Kohn JR, Go JA, Wiley Z, et al.
Efficacy of quality improvement and patient safety workshops for
students: a pilot study. BMC Med Educ. 2020[citado em 2021 nov.
;20(126). Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.
com/articles/10.1186/s12909-020-1982-3
Robb G, Stolarek I, Wells S, Bohm G. The state of quality improvement
and patient safety teaching in health professional education in New
Zealand. N Z Med J. 2017[citado em 2021 nov. 14];130(1464):13-24.
Disponível em: https://www.nzma.org.nz/journal/read-the-journal/
all-issues/2010-2019/2017/vol-130-no-1464-27-october-2017/7393
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.