PROGRAMA UNIVERSITARIO POR UN DÍA: CONOCIENDO LA ESCUELA DE ENFERMERÍA DE RIBEIRÃO PRETO

Autores/as

  • Eliane Ribeiro Gonçalves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Maria Verônica Ferrareze Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP. Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Jennifer Thalita Targino dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Natássia Condilo Pitta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Roberta Maria de Pina Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49694

Palabras clave:

Educación Primaria y Secundaria, Estudiantes, Acceso a la Información

Resumen

RESUMEN OBJETIVO: presentar la experiencia de estudiantes secundarios de escuelas públicas de la ciudad de Ribeirão Preto y de la zona, que participaron en la visita guiada del programa Universitario por un Día. MÉTODO: estudio descriptivo, tipo informe de experiencia, realizado en la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto (EEPR) de la Universidad de San Pablo, entre abril de 2016 y junio de 2017. RESULTADOS: participaron 545 estudiantes en la mencionada visita, que significó contacto de los estudiantes con veteranos, egresados y profesionales de la EERP, aclarando información sobre las formas de ingreso a la educación superior, a los cursos existentes, a los programas de apoyo a la permanencia y formación estudiantil y a la carrera profesional. El informe señala más satisfacción con las actividades en los laboratorios de enseñanza, que incluían práctica de destrezas con simuladores de baja fidelidad. Los estudiantes informaron que la visita los ayudó, principalmente, a entender las tareas del enfermero y sus campos de actividad profesional, lo cual podría contribuir positivamente a la elección de la profesión, consciente y asertivamente. CONCLUSIÓN: la estrategia de la visita guiada se configura en una acción innovadora que favorece la integración social y permite el aprendizaje científico. Es importante, sin embargo, mantener y ampliar las oportunidades e incentivos de las universidades públicas que motiven el ingreso y permanencia en la educación superior, de forma continua y diligente. Las actividades de cultura y extensión universitaria podrán así propiciar acciones afirmativas para lograr la transformación y la sostenibilidad de la sociedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Borges JLG, Carnielli BL. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cad Pesqui. 2005[citado em 2017 jan. 12];35(124):113-39. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742005000100007&script=sci_abstract&tlng=pt

Presidência da República (BR). Decreto nº 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, e dá outras providências. Brasília; 1969. [citado em 2017 jan. 15]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-464-11-fevereiro-1969-376438-publicacaooriginal-1-pe.html

Cunha LCV, Silva ARS, Plantulio VL, Paiva DL. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. 2014[citado em 2017 maio 15];14(4):1- 14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wpcontent/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf.

Almeida L, Marinho-Araújo CM, Amaral A, Dias D. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Rev Avaliação. 2012[citado em 2017 dez. 16];17(3):899-920. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014.

Mendes MS. The motivation of high school students by achievement goals. Psico-USF. 2016[citado em 2017 jan. 21];21(2):353-66.

Presidência da República (BR). Decreto n.7824, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, 2012. [citado em 2017 jan. 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm

Ferro POMPLC, Gomes AC, Leite Filho I. A importância das visitas orientadas com alunos do ensino médio da rede pública nos espaços científicosculturais da UFMS influenciando a motivação do ingresso no ensino superior. In: Encontro Internacional de Educação Não Formal e Encontro de Professores. Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Comunicação Oral - Resumo Estendido. Rio de Janeiro; 2012. [citado em 2017 abr. 17]. Disponível em: http://site.mast.br/multimidias/encontro_internacional_de_educacao_nao_formal_e_formacao_de_professores/pdfs-comunic/ResumoEstendido_Pedro_Orlando_Magiano.pdf

Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP. Site Institucional. [citado em 2017 jan. 18]. Disponível em: http://www.eerp.usp.br/corporate-home/.

Ministério da Saúde (BR). Resolução n.466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre pesquisas com seres humanos e atualiza a resolução 196. Brasília: MS; 2012.

Ministério da Saúde (BR). Resolução n.510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as especificidades éticas da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Brasília: MS; 2016.

Almeida Júnior JR, Cugnasca OS, Camargo Júnior JB. A visita de alunos do ensino médio à escola politécnica da USP no programa a Universidade e as Profissões. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Educação, mercado e desenvolvimento: mais e melhores Engenheiros. Anais de Evento. São Paulo/SP: Associação Brasileira de Educação em Engenharia; 2008.

Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas. PUC Aberta: alunos do ensino médio visitam a Universidade. Informativo mensal da PUC Minas Poços de Caldas. 2005[citado em 2017 jan. 12];31. Disponível em: http://www1.pucminas.br/imagedb/puc_informa/PIF_DSC_ARQUI20050607151507.pdf?PHPSESSID=35832b13a3fab90e0fc42156d74bedce.

Ministério da Educação (BR). Programa Universidade para Todos: democratizando a universidade. Acessoria de Comunicação Social. Brasília: Ministério da Educação; 2004.

Ministério da Educação (BR). Decreto n.5245, de 15 de outubro de 2004 e Instrução Normativa SRF, n.456. Dispõe sobre o PROUNI. Brasília: Ministério da Educação; 2004.

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

1.
Gonçalves ER, Ferreira MVF, Santos JTT dos, Pitta NC, Pereira RM de P, Fernandes APM. PROGRAMA UNIVERSITARIO POR UN DÍA: CONOCIENDO LA ESCUELA DE ENFERMERÍA DE RIBEIRÃO PRETO. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10 de diciembre de 2018 [citado 22 de noviembre de 2024];22(1). Disponible en: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49694

Número

Sección

Informe

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.