Natureza humana e liberdade na Idade Média
notas a partir da tese Por que a essência não chegou ao conceito?, de Karine Salgado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2022.38868Palavras-chave:
Dignidade Humana, Idade Média, Idade ModernaResumo
A resenha examina os principais pontos da tese de doutorado da professora Karine Salgado, intitulada Por que a essência não chegou ao conceito? Estudo sobre a contribuição medieval para dignidade humana, conectando-os com a imagem que a Modernidade possui de si mesma em relação ao passado e com o conceito moderno de dignidade humana.
Downloads
Referências
ABELARDO E HELOÍSA. Correspondência de Abelardo e Heloísa. Tradução de Lúcia Santana Martins. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ALMEIDA, Philippe Oliveira de. Raízes medievais do Estado moderno: a contribuição da reforma gregoriana. 2013, 200 f. Dissertação (Mestrado em Direito) –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
BLANCO, Enrique Gallego. Relaciones entre la Iglesia y el Estado en la Edad Media. Madrid: Revista del Occidente, 1973.
DUARTE COSTA, Layon. Estado, poder e liberdade: uma reflexão a partir dos culturalismos de Nelson Nogueira Saldanha e Joaquim Carlos Salgado. 2018, 234f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. Tradução de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão. Barcarena: Editorial Presença, 2007.
GILSON, Etienne. O espírito da filosofia medieval. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GROSSI, Paolo. A ordem jurídica medieval. Tradução de Denise Agostinetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
HORTA, José Luiz Borges. Interdisciplinaridade, Direito e Estado: memórias da Faculdade de Direito da UFMG. Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 40, 2012, p. 193-218.
HORTA, José Luiz Borges. Sobre a constelação de Modernidades. In: SALGADO, Karine; HORTA, José Luiz Borges (orgs.). Razão e poder: (re)leituras do político na filosofia moderna. Belo Horizonte: Initia Via, 2018, p. 337-346.
JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega. Traducción de Elsa Cecilia Frost. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
LE GOFF, Jacques. As Raízes Medievais da Europa. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
MAYOS SOLSONA, Gonçal. Macrofilosofía de la Modernidad. Rota: dLibro, 2012.
PICO, Giovanni. Discurso pela dignidade do homem. Tradução de Antonio A. Minghetti. Porto Alegre: Editora Fi, 2015.
RUST, Leandro Duarte. Colunas de São Pedro: a política papal na Idade Média Central. São Paulo: Annablume, 2011.
SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de Justiça no período clássico ou da metafísica do objeto: a igualdade. Belo Horizonte: Del Rey, 2018.
SALGADO, Joaquim Carlos. O Espírito do Ocidente, ou a Razão como medida. Cadernos de Pós-Graduação em Direito: estudos e documentos de trabalho, n. 9, 2012, p. 6-52.
SALGADO, Karine. A filosofia da dignidade humana: a contribuição do Alto Medievo. Belo Horizonte: Mandamentos, 2009.
SALGADO, Karine. A filosofia da dignidade humana: por que a essência não chegou ao conceito? Belo Horizonte: Mandamentos, 2011.
SALGADO, Karine. A Paz Perpétua de Kant. Belo Horizonte: Mandamentos, 2008.
SALGADO, Karine. Ainda a Modernidade? In: SALGADO, Karine; HORTA, José Luiz Borges (orgs.). Razão e poder: (re)leituras do político na filosofia moderna. Belo Horizonte: Initia Via, 2018, p. 7-11.
SALGADO, Karine. Ilustração e dignidade humana. In: HORTA, José Luiz Borges; SALGADO, Karine. História, Estado e Idealismo alemão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, p. 27-42.
SALGADO, Karine. Importância e insignificância dos dualismos. In: HORTA, José Luiz Borges; SALGADO, Karine. História, Estado e Idealismo alemão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, 99-112.
SOUZA, José Antônio de C. R. de; BARBOSA, João Morais. O reino de Deus e o reino dos Homens: as relações entre os poderes espiritual e temporal na Baixa Idade Média (da Reforma Gregoriana a João Quidort). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.
ULLMANN, Walter. Historia del pensamiento político en la Edad Media. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Democracia e dignidade humana. Síntese, v. 15, n. 44, 1988, p. 11-25.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Raízes da modernidade: escritos de filosofia VII. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Afonso Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.