A liberdade é republicana e socialista

  • Juarez Rocha Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • David Francisco Lopes Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Afonso Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Yago Condé Ubaldo de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: liberalismo, republicanismo, socialismo, constitucionalismo

Resumo

Professor do Departamento de Ciências Políticas da UFMG, Juarez Rocha Guimarães é um personagem de protagonismo na inteligência política brasileira e um intelectual que um conhecimento enciclopédico e um trato gentil. Modos republicanos, pode-se dizer. Se a república é a categoria fundamental do seu pensamento, Juarez Guimarães não deixou de tratar também de outros conceitos e teses que com ela se relacionam de alguma maneira com a ideia de república: modernidade, liberalismo, contracultura, liberalismo. Em uma agradável tarde que antecedeu o congresso 30 anos, e agora?, que viria a homenagear nosso entrevistado, recebemos Juarez na Faculdade de Direito e Ciências do Estado e tivemos uma conversa ao mesmo tempo rica e agradável. Esperamos que ela seja fonte de sabedoria também para os nossos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Rocha Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de São Paulo (2013). Atualmente é professor Associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa principalmente nas áreas de teoria política, com ênfase nas tradições republicanas; marxistas, feministas e antirracistas, na área de pensamento político e social brasileiro, além de políticas públicas relacionadas aos Estados do Bem-Estar Social. Nesta última área, tem pesquisado sobre as tradições operárias e sindicais, os movimentos pela reforma agrária, os movimentos negros e o movimento sanitarista.

David Francisco Lopes Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor efetivo da Faculdade de Direito da UFMG desde julho de 2017. Doutor, mestre e bacharel em Direito pela UFMG. Foi professor substituto do Departamento de Direito da UFOP entre abril de 2013 e junho de 2014 e professor efetivo do Departamento de Direito da UFLA entre junho de 2014 e julho de 2017. Sua tese de doutoramento, defendida em 2016, recebeu as seguintes premiações: vencedora do Prêmio UFMG de Teses - Área do Direito; menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses - área do Direito; e menção honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses - Grande Área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Trabalha temas ligados à Teoria da Constituição, à Teoria do Estado, ao Direito Constitucional, à Teoria do Direito, à Sociologia do Direito e à História do Direito, sempre à luz das relações entre Direito e Teoria Social.

Gabriel Afonso Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências do Estado e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Yago Condé Ubaldo de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

.
Publicado
2019-11-01
Como Citar
GUIMARÃES, J. R.; GOMES, D. F. L.; CAMPOS, G. A.; CARVALHO, Y. C. U. DE. A liberdade é republicana e socialista. Revista de Ciências do Estado, v. 4, n. 2, p. 1-11, 1 nov. 2019.

Most read articles by the same author(s)