Uma revisão sistemática sobre investigações narrativas no ensino de ciências nos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020)

Autores

  • Raphael Alves Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.26440

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Ensino de ciências, Revisão sistemática

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo descrever e analisar as investigações que usam o método de pesquisa narrativa publicadas ao longo dos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020) em interface com o ensino de ciências. Para objetivar essa meta foi feita uma revisão de literatura do tipo sistemática dentro do Portal de Periódicos da Capes, com uso de descritores pré-definidos e de operadores booleanos. Ao todo, foram encontrados onze materiais bibliográficos relevantes, sendo nove artigos publicados em periódicos revisados por pares, uma dissertação de mestrado e um trabalho publicado em anais de evento nacional. Os resultados indicam que há uma tendência de crescimento dessa interface em diferentes públicos e espaços, indo desde crianças e jovens de escolas da educação básica até adultos da Educação de Jovens e Adultos, bem como do ensino superior. Outro destaque foi a presença da interface no ensino superior, em especial no campo da formação de professores da área de ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

    Professor do Departamento de Biologia da UFC (Universidade Federal do Ceará), docente dos Mestrados PGECM-IFCE e do ENCIMA-UFC, Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO UFC).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3008-3508

Referências

ALCOFORADO, Luís. Desenvolvimento Profissional, Profissionalidade e Formação Continuada de Professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Educação (UFSM), v. 39, n. 1, 2014, p. 65-84.

ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gama. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista brasileira de pós-graduação, v. 7, n. 13, p. 218 – 246, 2010.

ARAÚJO JÚNIOR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), n. 19, 2017, e2705.

BRANDOLT BORGES, Thelma Duarte Brandolt; SILVA, Carla Melo; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa. Revista Thema, [S. l.], v. 16, n. 3, 2019, p. 719-731.

CAPORALE, Silvia Maria Medeiros; SARMENTO, Teresa. Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros. Horizontes, v. 33, n. 1, p. 9-18, 2015.

CLARKE, Mike; CHALMERS, Iain. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, [S.l.], n. 23, p. 121-122, 2018.

CLARKE, Jene. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, Milton Keynes-UK, n. 14, p. 64, 2011.

CENDON, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia Ameno. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Informação & Sociedade, v. 18, n. 2, p. 157-178, 2008.

COMPIANI, Maurício. Narrativas e desenhos no ensino de astronomia/geociências com o tema "a formação do universo": um olhar das geociências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 257-278, 2010.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, 2015.

GÓMEZ GALINDO, Alma Adrianna. Explicaciones narrativas integradas y modelización en la enseñanza de la biología. Enseñanza De Las Ciencias - Revista De Investigación Y Experiencias Didácticas, v. 31, n. 1, p. 11-28, 2012.

LIMA, Marcelo Bernardo de; SANTOS NETO, Raul dos; STRUCHINER, Miriam. Narrativa de Design sobre a Integração de Questões Sociocientíficas no Ensino de Genética: Desenvolvimento e Implementação do Modelo e-CRIA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 609-640, 2018.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015.

MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n. 16, p. 99-108, 2015.

MARTINES, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes; KHUN, Ana Carolina Araujo; SOUSA, Aparecida Gasques de; CAVALCANTI, Alberes da Siqueira. Uso de narrativas em pesquisas sobre reformulação curricular em licenciaturas de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 201-215, 2018.

MERTINS, Simone; SILVA, Carla Melo da; RAMOS, Maurivan Güntzel. A linguagem como comunicação e modo de aprender: a análise de narrativas de professores de ciências da natureza. REDEQUIM, Revista debates em ensino de química, v. 4, n. 2-esp, p. 118-133, 2018.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

NÓVOA, António. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995.

NÚÑEZ, Eloy Martos; FERNÁNDEZ-FIGARES, Maria del Mar Campos; MARTÍNEZ, Aurora Ezquerro. Superando la dicotomía entre humanidades y ciencias: de las narrativas míticas a la difusión científica a través de la cultura del agua. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, v. 12, n. 35, p. 177-182, 2017.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2001.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 8, n. 2, p. 261-266, 2008.

REVEL CHION, Andrea; ADÚRIZ-BRAVO, Agustín. (2014). ¿Qué historias contar sobre la emergencia de enfermedades? El valor de la narrativa en la enseñanza de las ciencias. Rev. Fac. Cienc. Tecnol., Bogotá, n. 36, p. 47-60, 2014.

RIBEIRO, Ruth Marina Lemos; MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 13, n. 3, p. 293-309, dez. 2007.

SÁNCHEZ, Susam Paola Laverde. Narrativas de jovenes trapecistas sobre su mundo de la vida como una orientación didáctica para la enseñanza del concepto vida desde la biología. Bio-grafía, [S. l.], p. 368.386, 2014.

SANTOS, Vanessa Aparecida dos; RODRIGUES, Alessandra; REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. “Tenho um tablet, e agora?”: A produção de narrativas digitais como estratégia na formação de professores de Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 31-55, 2018.

SARMENTO, Teresa; OLIVEIRA, Milena. Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 15, p. 1121-1135, 2020.

SILVA, Carla Melo. Percepções de professores de ciências da natureza da educação básica sobre a pesquisa em sala de aula presentes em narrativas. 2017 [dissertação de mestrado]. Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática).

SILVA, Carla Melo da; PAULETTI, Fabiana; RAMO. S, Maurivan Güntzel. Narrativas de Professores de Ciências da Natureza: experiências com a pesquisa em sala de aula. Anais do XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), p. 1-8, Brasil, 2017.

VIANA, Igor Campos; BARBOSA, Jéssica Luiza Moreira. Reconstruindo narrativas - mediação e conflitos de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Revista De Ciências Do Estado, v. 2, n. 2, 2017.

WARDENSKI, Rosilaine; MACEDO, Margarete V.; GOMES, Maria Margarida de L.; SANTOS, Rafaela F. dos; GIANNELLA, Tais R. Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas Mediada por Narrativas Digitais: Uma Pesquisa Baseada em Design. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 20, n. u, p. 887–917, 2020.

Downloads

Publicado

08-06-2021

Como Citar

FEITOSA, Raphael Alves. Uma revisão sistemática sobre investigações narrativas no ensino de ciências nos últimos cinco anos na América Latina (2016-2020) . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2525-8036.2021.26440. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e26440. Acesso em: 6 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 309

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.