EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA
ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO
Palavras-chave:
dança, corporificação, relacionamentoResumo
Para compreender aspectos das interações entre professores de dança em nível superior e seus alunos, este estudo se orienta pela fenomenologia hermenêutica, pesquisa experiencial e o método interpretativo biográfico. A categoria de análise “Interações com estudantes” apresenta descrições de intencionalidade relacional e trocas específicas ─ acerca de sentimentos e estados corporais ─ que dançam num contínuo cujos pólos são forte conexão e ‘perca de conexão.’ Resultados apontam para a necessidade de se discutir todos os aspectos do fenômeno da interação entre docentes de arte e discentes, particularmente a educação de estados corporais e emoções, intrínsecos ao ensino da dança, fazendo dessa uma temática desafiadora para a educação em geral.
Referências
BOND, K. E.; ETWAROO, I. “If I really see you…”: Experiences of identity and difference in a higher education setting. In: POWELL, M. C.; MARCOW-SPEISER, V. (Eds.), The arts, education and social change: Little signs of hope. New York: Peter Lang, 2005. p. 87-99.
BOND, K. E.; RICHARD, B. “Ladies and gentlemen: What do you see? What do you feel?” A story of connected curriculum in a third grade dance education setting. In: OVERBY, L. Y.; LEPCZYK, B. (Orgs.). Dance Current Selected Research. Brooklyn, New York: AMS Press, 2005. v. 5, p. 85-133.
BOND, K. E.; STINSON, S. W. “I feel like I’m going to take off!”: Young people’s experiences of the superordinary in dance. Dance Research Journal, v. 32, n. 2, p. 52-87, 2000/01.
BOND, K.. Introduction to Experiential Inquiry. Slides and Lecture, Course Meaning in Dance. Philadelphia, Temple University, 2003.
BRENNAN, T.. The Transmission of Affect. Itaca: Cornell University, 2004.
DENZIN, N. K. Interpretive biography. Newbury Park: Sage, 1989.
FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. 20th ed. New York: Continuum, 1993.
GLESNE, C. That rare feeling: Re-presenting research through poetic transcription.” Qualitative Inquiry, v. 2, n. 3, p. 202-221, 1997.
HERMAN, L.; MANDELL, A. From teaching to mentoring: principle and practice, dialogue and life in adult education. New York: Routledge, 2004.
JANESICK, V. J. The choreography of qualitative research design: Minuets, improvisations, and crystallization. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. p. 379-400.
LABANYI, J. Doing Things: Emotion, Affect and Materiality. Journal of Spanish Cultural Studies. v. 11, n. 3-4, p. 223-233, 2010. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/toc/cjsc20/11/3-4>. Acesso em: 03 mar. 2017.
MANS, M. The Changing Body in Southern Africa: a Perspective from Ethnomusicology. In: BRESLER, L. (Org.). Moving minds: Towards embodied teaching and Learning. London: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 77-96.
MARKULA, P. Tuning into One's Self: Foucault's Technologies of the Self and Mindful Fitness. Sociology of Sport Journal, v. 3 n. 21, p. 302-321, 2004.
MOUSTAKAS, C. Heuristic research: Design, methodology, and applications. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1990.
PARINI, J. The art of teaching. New York: Oxford University Press, 2005.
POLK, J. A. Traits of effective teachers. Arts Education Policy Review, v. 4 n.107, p. 23-29, 2006.
RUMI, J. al-Din. The Masnavi, book one. New York: Oxford University Press, 2004.
SHUSTERMAN, R. Somaesthetics and education: Exploring the terrain. In: BRESLER, L. (Org.). Moving minds: Towards embodied teaching and Learning. London: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 51-60.
STINSON, S. W. Research as choreography. Research in Dance Education v. 2 n. 7, p. 201-209, 2006.
___________. My body/my self. In: BRESLER, L. (Org.)., Knowing bodies, moving minds: Towards embodied teaching and learning London: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 153-167.
VIEIRA, A. P. The nature of pedagogical quality in higher dance education. 2007.
f. Tese (PhD. em Dança) - Temple University Philadelphia. Philadelphia, 2007.Disponivel em: <https://ufv.academia.edu/AVieira>. Acesso em: 02 mar. 2017.
VAN MANEN, M. The tone of teaching. Ontario: Alhthouse Press, 2002.
_______________. Researching lived experience: Human science for an action sensitive pedagogy (2nd ed). Toronto: Transcontinental Printing Inc., 1997.
____________. The tact of teaching: The meaning of pedagogical thoughtfulness. Ontario: Alhthouse Press, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.