O ser e o vestir
Oscar Wilde e a masculinidade eternizada na arte moderna
Palavras-chave:
Dandismo, Masculinidade, Virilidade, Veste, ArtifícioResumo
Para Oscar Wilde o Dandismo era tanto um assunto literário como artístico. Por isso, deveria ser compreendido como uma linguagem com a qual o artista revela os aspectos mais inenarráveis do gênio artístico. O Dandismo é fundamental para a construção identitária do artista moderno, porque transfigura as fronteiras entre a arte e a vida. Este artigo pretende refletir sobre algumas questões acerca do Dandismo no trabalho de Oscar Wilde, a partir das transformações da masculinidade apresentadas pelas pinturas modernas.
Referências
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Arquivos adicionais
- Sem título
- Imagens
- Dois lutadores - C.1600 a.C. – Afresco. Museu Arqueológico Nacional, Atenas.
- O Suplício de Penteu, Século I a. C. Afresco. Casa dos Vetios, Pompéia
- O soldado romano ferido, Jean Germain Drouais (1763-1788), 1785
- A morte de Chatterton, Henry Wallis (1830-1916), 1856,
- Homem com cinto de couro, retrato do artista, Gustave Courbet (1819-1877),
- Retrato de Charles Baudelaire (1821-1867), Gustave Courbet (1819-1877), 1848
- Oscar Wilde 1, Napoleon Sarony (1826-1896),
- Retrato do Senhor Fitzgérald, Jules Joseph Lefebvre (1836-1912), 1889.
- Detalhe do Retrato do Senhor Fitzgérald, Jules Joseph Lefebvre (1836-1912), 1889.
- Dândi Indolente, Edouard Loëvy, 1901
- Coleridge Kennard (pseudônimo de Fitzroy) ou O Retrato de Dorian Gray,
- Referências Iconográficas - Artigo Ser e Vestir
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