O livro como lugar

campo expandido do livro de artista

Autores/as

  • Bernadette Panek Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP)

Palabras clave:

Artes - estudo e ensino, Livro de artista

Resumen

O texto trata da atuação de diferentes artistas na abordagem do livro como suporte do pensamento artístico e da problemática entre o livro de artista e a publicação informativa, assim como da relação do livro com o monumento público ou da própria interferência na arquitetura. Aborda propostas de bases políticas e situações escultóricas com poéticas relacionadas à instalação, à performance ou à videoinstalação. Atinge também poéticas conexas à temporalidade.

Biografía del autor/a

Bernadette Panek, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP)

Artista plástica, curadora. Professora, pesquisadora, coordenadora do curso de Especialização em História da Arte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Curitiba/PR. Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Citas

CALDAS, Waltercio. Manual da ciência popular. Arte Brasileira Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2007. (1ª publicação - Rio de Janeiro: Funarte, 1982).

DARBOVEN, Hanne. Constructed Literary Musical. Germany: Cantz Verlag, 1994. Entrevista de Ingrid Burgbacher-Krupka a Hanne Darboven.

SCHWARZ, Dieter. Learn to read art: Lawrence Weiner Books 1968-1989. Köln: Buchhandlung Walter König, 1989.

VENÂNCIO, Paulo. Leitura preparatória. In: Waltercio Caldas. Manual da ciência popular. Arte Brasileira Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

PANEK, B. O livro como lugar: campo expandido do livro de artista. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 137–148, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48552. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.