Apontamentos sobre o ensino de História em tempos de BNCC e reforma do Ensino Médio

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Resumo

O artigo resulta de pesquisa qualitativa bibliográfica e documental que buscou compreender o lugar da História no currículo escolar considerando a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, homologadas em 2017 e 2019, respectivamente, bem como as mudanças ocorridas no currículo do Ensino Médio através da Lei 13.415/2017. Os principais resultados sinalizam que a BNCC e a reforma do Ensino Médio diminuem o papel e as finalidades da História no currículo escolar, que passa a ser marcado pela racionalidade neoliberal, valorizando processos formativos mais pragmáticos e alinhados aos interesses da cultura do capitalismo contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina da Silva Pereira , Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Historiadora pela Universidade de Santa Cruz do Sul e membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq. E-mail: anacarolinaspx@hotmail.com 

  • Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Líder do Grupo de pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Educação. E-mail: eders@unisc.br

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

PEREIRA , Ana Carolina da Silva; SILVEIRA, Éder da Silva. Apontamentos sobre o ensino de História em tempos de BNCC e reforma do Ensino Médio . Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 207–230, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/47698. Acesso em: 12 jun. 2025.