TICs, leitura em LE e gêneros: da habilidade à prática social docente e discente na escola não-profissionalizante

Autores

  • Jaime de Souza Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.32-55

Palavras-chave:

Leitura em LE. Gêneros Textuais. TICs. Letramento (digital). Escola pública não-profissionalizante.

Resumo

Neste artigo, abordo questões relativas ao processo de ensino-aprendizagem de leitura em Inglês como língua estrangeira (LE), tendo como foco a escola pública secundária não-profissionalizante. Em função de o trabalho ter se dado com base em uma pesquisa-ação conduzida, apresentarei a abordagem de ensino em que me fundamentei, relatando e discutindo os resultados de implementação prática. Indico como, nessa abordagem, ficam configurados os processos de planejamento e aplicação da sugestão que apresento através deste artigo, focando-me nos seguintes aspectos: a) a habilidade de leitura em LE; b) as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico; c) os gêneros como instrumento de ensino da língua estrangeira; d) dinâmicas e práticas docente e discente; d) a produção de atividades de leitura em LE.

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Biografia do Autor

Jaime de Souza Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Mestrando em Linguística (Uerj)

Especialista em Linguística Aplicada em Inglês como Língua Estrangeira (Uerj)

Professor de Língua Portuguesa e Inglesa (SME,RJ)

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Publicado

06-08-2013

Como Citar

JÚNIOR, J. de S. TICs, leitura em LE e gêneros: da habilidade à prática social docente e discente na escola não-profissionalizante. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 32–55, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.32-55. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16642. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia