TICs, leitura em LE e gêneros: da habilidade à prática social docente e discente na escola não-profissionalizante

Autores/as

  • Jaime de Souza Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.32-55

Palabras clave:

Leitura em LE. Gêneros Textuais. TICs. Letramento (digital). Escola pública não-profissionalizante.

Resumen

Neste artigo, abordo questões relativas ao processo de ensino-aprendizagem de leitura em Inglês como língua estrangeira (LE), tendo como foco a escola pública secundária não-profissionalizante. Em função de o trabalho ter se dado com base em uma pesquisa-ação conduzida, apresentarei a abordagem de ensino em que me fundamentei, relatando e discutindo os resultados de implementação prática. Indico como, nessa abordagem, ficam configurados os processos de planejamento e aplicação da sugestão que apresento através deste artigo, focando-me nos seguintes aspectos: a) a habilidade de leitura em LE; b) as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico; c) os gêneros como instrumento de ensino da língua estrangeira; d) dinâmicas e práticas docente e discente; d) a produção de atividades de leitura em LE.

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Biografía del autor/a

Jaime de Souza Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Mestrando em Linguística (Uerj)

Especialista em Linguística Aplicada em Inglês como Língua Estrangeira (Uerj)

Professor de Língua Portuguesa e Inglesa (SME,RJ)

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Publicado

06-08-2013

Cómo citar

JÚNIOR, J. de S. TICs, leitura em LE e gêneros: da habilidade à prática social docente e discente na escola não-profissionalizante. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 32–55, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.32-55. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16642. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología