A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital

Autores

  • Christiane Heemann SOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.78-89

Palavras-chave:

Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.

Resumo

O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais.

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Publicado

06-11-2013

Como Citar

HEEMANN, C. A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 78–89, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.78-89. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia