A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.141-151Palavras-chave:
Ethos discursivo. Língua Portuguesa. Mídia.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo examinar a construção de imagens da língua portuguesa na mídia, especificamente em matérias referentes ao livro didático Por uma vida melhor, o qual provocou diversas discussões. Para tanto, verificamos qual o recorte e as citações que a mídia faz do livro, gerando sentidos diferentes do texto original. A base teórica que norteia tal investigação está circunscrita à Análise do Discurso (linha francesa), seguindo os pressupostos teóricos de Maingueneau (2008a, 2008b) e Amossy (2008), no que diz respeito às noções de: ethos discursivo, destacabilidade e sobreasseveração. Além disso, verificamos a vontade de verdade (FOUCAULT, 2009) evocada pela mídia para corroborar uma imagem íntegra e confiável. Logo, verificamos que os recortes feitos pela mídia corroboram o tradicionalismo visto em sala de aula, pois se constitui de forma normativa.
Referências
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2008. p. 9-28.
AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 61-78.
BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de são Paulo, 1996.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Editora Contexto, 2007. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoleste, 1984.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2008b. p. 69-92.
NEVES. Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990. POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoleste, 1984. p. 31-39.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das letras, 1996.
POSSENTI, Sírio. Língua na mídia. São Paulo: Parábola Editorial, 2009a.
POSSENTI, Sírio. Malcomportadas línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009b.
RAMOS ET AL.. Coleção viver e aprender: por uma vida melhor. São Paulo: Editora global, 2011. p. 11-27.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.