A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.141-151Mots-clés :
Ethos discursivo. Língua Portuguesa. Mídia.Résumé
O presente trabalho tem como objetivo examinar a construção de imagens da língua portuguesa na mídia, especificamente em matérias referentes ao livro didático Por uma vida melhor, o qual provocou diversas discussões. Para tanto, verificamos qual o recorte e as citações que a mídia faz do livro, gerando sentidos diferentes do texto original. A base teórica que norteia tal investigação está circunscrita à Análise do Discurso (linha francesa), seguindo os pressupostos teóricos de Maingueneau (2008a, 2008b) e Amossy (2008), no que diz respeito às noções de: ethos discursivo, destacabilidade e sobreasseveração. Além disso, verificamos a vontade de verdade (FOUCAULT, 2009) evocada pela mídia para corroborar uma imagem íntegra e confiável. Logo, verificamos que os recortes feitos pela mídia corroboram o tradicionalismo visto em sala de aula, pois se constitui de forma normativa.
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