Letramentos na web: gêneros, interação e ensino

Autores

  • Lígia Cristina Domingos Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.248-253

Palavras-chave:

letramentos, gêneros, interação, tecnologias, ensino.

Resumo

Resenha por Lígia Cristina Domingos Araújo e Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira.

Review by Lígia Cristina Domingos Araújo e Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira.

 

A obra “Letramentos na Web: Gêneros, Interação e Ensino”, de Júlio César Araújo e Messias Dieb, propõe aos leitores uma reflexão a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no dia a dia das pessoas. Além disso, questiona-se como elas têm modificado o modo com que as pessoas lidam com os textos e hipertextos que são produzidos em meio digital. Com esse propósito, vários estudiosos da linguagem e tecnologia têm buscado entender a natureza desse fenômeno e compreender os novos letramentos que surgem da interface entre gêneros textuais e tecnologias.

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Biografia do Autor

Lígia Cristina Domingos Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE / UFMG.

Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pesquisador em Linguística Aplicada (Linguagem & Tecnologia) - FALE / UFMG e Pesquisador em Educação e Docência (Educação Tecnológica & Sociedade) - FaE / UFMG.

Referências

DIAS, I. A.; ARAGÃO, R. Multiletramentos, Facebook e ensino de inglês na escola pública. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 12, n. 3, p. 380-389, set./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.12. Acesso em: 04 dez. 2016.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

ARAÚJO, L. C. D.; OLIVEIRA, C. A. R. de. Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 248–253, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.248-253. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16739. Acesso em: 11 ago. 2022.