Concepções de aprendizagem de línguas e o Duolingo: uma análise crítica sobre sua proposta e experiências de aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.228-251Palavras-chave:
tecnologia móvel, Duolingo, aprendizagem de línguas.Resumo
RESUMO: O Duolingo é o aplicativo mais baixado no mundo por aprendizes que procuram uma ferramenta digital gratuita e com design atrativo para aprendizagem de línguas. O presente trabalho investiga a concepção de aprendizagem de usuários desse aplicativo e suas propostas, buscando responder à seguinte questão de pesquisa: como aprendizes que usam ou já usaram o aplicativo Duolingo definem suas experiências com aprendizagem de línguas e com as ofertas do aplicativo? A metodologia desta pesquisa é de base qualitativo-interpretativista e alguns dados foram quantificados. O corpus do estudo é composto por dados coletados através de questionário respondido por aprendizes de línguas estrangeiras. Os primeiros resultados apontam não só para um desencontro entre o discurso e a prática do aplicativo, mas também para uma contradição entre o conceito de aprendizagem dos usuários e seus hábitos, bem como para um descontentamento com o aplicativo gerado por diversas razões, como pouca ou quase nenhuma interação e descontextualização de tarefas.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologia móvel; Duolingo; aprendizagem de línguas.
ABSTRACT: Among innumerable digital offers for language learning, Duolingo has been the most downloaded app due to its gratuity and attractive design. Considering this fact, this research aims at answering the following question: (i) How do Duolingo’s users define their experiences with language learning and with the offers provided by the application? The methodology applied on this research is a qualitative-interpretative basis and some data were quantified. The corpus of the study is composed by collected data through a survey form answered by foreign language learners. The primary results point to a disagreement between discourse and practice in the app, and to a contradiction between the learning concept that the apprentices have and the proposals made by the app.
KEYWORDS: mobile technology; Duolingo; language learning.
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