Jogos virtuais no ensino de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.22-25Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) passaram a exercer um papel de grande relevância nas mais diversasesferas do nosso cotidiano. A mediação digital vem modificando aspectos da produção, da comunicação e, assim,remodelando também atividades cognitivas como “a escrita, a leitura, a visão e a elaboração de imagens [...] o ensino e oaprendizado, [têm sido] reestruturados por dispositivos técnicos inéditos, [e] estão ingressando em novas configuraçõessociais” (LÉVY, 1998). Desse modo, o ensino e a aprendizagem sofrem os impactos gerados por essas mudanças. Autilização dos computadores no ensino tornou-se difundida na escola, e esse uso suscita uma redefinição da função dodocente e de novos modos de acesso ao conhecimento. Nesse contexto, os jogos virtuais amplamente difundidos vem sendotema de diversos estudos (GEE, 2003; SIKES; OSKOZ; THORNE, 2008; VALENTE; MATTAR; 2007). Este trabalhoapresenta possibilidades didáticas para o uso de jogos virtuais no ensino de língua espanhola.Downloads
Referências
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad: José Garcez Palha. Cotovia: Lisboa, 1990.
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GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave MacMillan, 2003.
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