Produção textual acadêmica

receptividade de graduandos com os gêneros multimodais “análise de dados” e “apresentação em vídeo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24393

Palavras-chave:

Multiletramentos, Oralidade, Análise de dados, Apresentação em vídeo

Resumo

A disciplina “Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos” é ofertada, on-line e presencialmente, há uma década aos alunos de graduação da UFMG, visando, principalmente, ao letramento acadêmico. Ao fim de todo semestre, pede-se aos alunos que respondam um questionário avaliando o curso e suas atividades. A partir dos dados desse questionário, no período que compreende o segundo semestre de 2017 e o segundo semestre de 2018, percebeu-se, de forma recorrente, a preferência pela atividade “Análise de dados” e a rejeição da “Apresentação em vídeo”. À luz desses dados, nesta pesquisa, buscam-se possíveis explicações para tais escolhas. Acredita-se na importância deste artigo, primeiramente, por abordar gêneros multimodais que, com frequência, são preteridos na sala de aula. Além disso, vê-se tal relevância em razão de o trabalho apresentar, a partir das reflexõesteóricas de Marcuschi (2001), Rojo e Barbosa (2015), Ribeiro (2016), entre outros, a relação entre as escolhas dos alunos, a liberdade criativa permitida e as dificuldades de produção de textos orais pelos sujeitos, potencialmente decorrentes de um déficit educacional em relação à oralidade e ao letramento digital.

Biografia do Autor

  • Bárbara Amaral da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licenciatura plena Português (2013). Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG (2015), tendo como área de pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, tendo como área de pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa. Durante sua trajetória acadêmica, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, estereótipos e discurso religioso. Como experiência de docência, trabalhou como monitora de Português e Redação em Pré-Vestibulares, como professora de Inglês em cursos de idiomas e lecionou na graduação da UFMG.

  • Daniel Martins de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

    graduando em Letras pela UFMG.

  • Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-graduanda em Análise do Discurso Midiático.

  • Maria Eduarda Gama Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

    graduanda em Letras

  • Shirlene Ferreira Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

    doutoranda em Estudos Linguísticos

Referências

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Publicado

21-07-2020

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

Produção textual acadêmica: receptividade de graduandos com os gêneros multimodais “análise de dados” e “apresentação em vídeo”. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24393. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24393. Acesso em: 18 dez. 2024.

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