Análise de produtividade em torno do letramento informacional no nível de ensino superior

Autores

  • Gerardo Gómez García Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-1123-5572
  • Francisco Javier Hinojo Lucena Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-9507-4058
  • Inmaculada Aznar Díaz Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-0018-1150
  • José María Romero Rodríguez Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-9284-8919

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33694

Palavras-chave:

Letramento da Informação, TIC, Competências de informação, Ensino superior, Bibliometria

Resumo

Atualmente, a quantidade de informação proveniente da rede digital tem proliferado exponencialmente, devido ao advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como consequência, a necessidade de promover a formação em competências de informação é apresentada como um desafio educativo para enfrentar os atuais fenômenos desinformativos, tais como notícias falsas. Com base nisso, este artigo analisa a partir do contexto internacional a evolução da produtividade do letramento da informação na fase do Ensino Superior. Para esse fim, são utilizados diferentes indicadores bibliométricos para sistematizar a informação da Web of Sciences e das bases de dados Scopus. Os resultados determinaram que a produtividade no letramento da informação está numa fase de crescimento, em que diferentes autores e instituições de diferentes partes do mundo estão publicando sobre esse tema. O estudo mostrou que a principal linha de publicação se volta para a análise das percepções sobre essa competência nos estudantes universitários, o estudo sobre a imersão desse compêndio de competências nos planos curriculares e a configuração de instrumentos de natureza diferente que permitem a análise exata desse conjunto de competências. Por conseguinte, advoga-se a necessidade de continuar a aprofundar a inclusão desse conjunto de competências na globalidade das disciplinas do ensino superior.

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Publicado

16-06-2021

Como Citar

GÓMEZ GARCÍA, G. .; HINOJO LUCENA, F. J. .; AZNAR DÍAZ, I. .; ROMERO RODRÍGUEZ, J. M. . Análise de produtividade em torno do letramento informacional no nível de ensino superior. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 2, p. e33694, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33694. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33694. Acesso em: 15 out. 2024.