Análise de produtividade em torno do letramento informacional no nível de ensino superior

Autores

  • Gerardo Gómez García Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-1123-5572
  • Francisco Javier Hinojo Lucena Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-9507-4058
  • Inmaculada Aznar Díaz Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-0018-1150
  • José María Romero Rodríguez Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Granada, Andalucía, España https://orcid.org/0000-0002-9284-8919

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33694

Palavras-chave:

Letramento da Informação, TIC, Competências de informação, Ensino superior, Bibliometria

Resumo

Atualmente, a quantidade de informação proveniente da rede digital tem proliferado exponencialmente, devido ao advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como consequência, a necessidade de promover a formação em competências de informação é apresentada como um desafio educativo para enfrentar os atuais fenômenos desinformativos, tais como notícias falsas. Com base nisso, este artigo analisa a partir do contexto internacional a evolução da produtividade do letramento da informação na fase do Ensino Superior. Para esse fim, são utilizados diferentes indicadores bibliométricos para sistematizar a informação da Web of Sciences e das bases de dados Scopus. Os resultados determinaram que a produtividade no letramento da informação está numa fase de crescimento, em que diferentes autores e instituições de diferentes partes do mundo estão publicando sobre esse tema. O estudo mostrou que a principal linha de publicação se volta para a análise das percepções sobre essa competência nos estudantes universitários, o estudo sobre a imersão desse compêndio de competências nos planos curriculares e a configuração de instrumentos de natureza diferente que permitem a análise exata desse conjunto de competências. Por conseguinte, advoga-se a necessidade de continuar a aprofundar a inclusão desse conjunto de competências na globalidade das disciplinas do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHMAD, Farhan; WIDÉN, Gunilla y HUVILA, Isto. The impact of workplace information literacy on organizational innovation: An empirical study. International Journal of Information Management, v. 51, pág. 102041, abr. 2020. DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2019.102041. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S026840121930492X. Acceso en: 16jun. 2021.

ALFONSO, I. B.; GALERA, C. G. y CALVO, S. T. El impacto de las fake news en la investigación en Ciencias Sociales. Revisión bibliográfica sistematizada. Historia y Comunicación Social, v. 24, n. 2, p. 449-470, 2019.

ALONSO, S. y col. The Impact of Term Fake News on the Scientific Community. Scientific Performance and Mapping in Web of Science. Social Sciences, v. 9, n. 5, pág. 73, 2020.

ALONSO VARELA, Lucía y SARAIVA CRUZ, Ignacio. Búsqueda y evaluación de información: dos

competencias necesarias en el contexto de las fake news. Palabra Clave (La Plata), v. 9, n. 2, pág. 90, abr. 2020. DOI: 10.24215/18539912e090. Disponible en: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe090. Acceso en: 16jun. 2021.

ARIA, M. y CUCCURULLO, C. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017.

BALCER, Clare Kuntz. The Framework for Information Literacy for Higher Education (in prison): Using the frames to teach incarcerated students. College & Research Libraries News, v. 81, n. 4, p. 178-181, abr. 2020. DOI: 10.5860/crln.81.4.178. Disponible en: https://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/24379. Acceso en: 16jun. 2021.

BALL, Caroline. WikiLiteracy. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 253-271, dic. 2019. DOI: 10.11645/13.2.2669. Disponible en: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRJ-V13-I2-5. Acceso en: 16jun. 2021.

BOUGATZELI, Evangelia; TOGIA, Aspasia y PAPADIMITRIOU, Efi. Developing an Information Literacy Course for Teacher Education Students in Greece. The International Journal of Literacies, v. 21, n. 2, p. 17-26, 2015. DOI: 10.18848/2327-0136/CGP/v21i02/48834. Disponible en: https://cgscholar.com/bookstore/works/developing-an-information-literacy-course-for-teacher-education-students-in-greece. Acceso en: 16jun. 2021.

CRUZ, M. Bibliometría y Ciencias Sociales. Clío: History and History Teaching, v. 7, p. 1-10, 1999.

DE MEULEMEESTER, Ann; BUYSSE, Heidi y PELEMAN, Renaat. Development and validation of an

Information Literacy Self-Efficacy Scale for medical students. Journal of Information Literacy, v. 12, n. 1, p. 27-47, jun. 2018. DOI: 10.11645/12.1.2300. Disponible en: https://ojs.lboro.ac.uk/JIL/article/view/PRA-V12-I1-2. Acceso en: 16jun. 2021.

DE MEULEMEESTER, Ann; DE MAESENEER, Jan y col. Information Literacy Self-Efficacy of Medical Students: A Longitudinal Study. In: KURBANOĞLU, Serap y col. (Ed.). Information Literacy in Everyday Life. Cham: Springer International Publishing, 2019. v. 989. p. 264-272. DOI: 10.1007/978-3-030-13472-3_25. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/978-3-030-13472-3_25. Acceso en: 16jun. 2021.

FERNÁNDEZ-CANO, A. y BUENO, A. Synthesizing scientometric paterns in Spanish educational research. Scientometrics, v. 46, n. 2, p. 349-367, 1999.

GEORGE, Sarah y ROWLAND, Jennifer. Demonstrating the impact of your teaching: benefits of Higher Education Academy Fellowship for librarians. Health Information & Libraries Journal, v. 36, n. 3, p. 288-293, sep. 2019. DOI: 10.1111/hir.12272. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hir.12272. Acceso en: 16jun. 2021.

GODBEY, Samantha. Testing Future Teachers: A Quantitative Exploration of Factors Impacting the Information Literacy of Teacher Education Students. College & Research Libraries, v. 79, n. 5, p. 611-623, 2018. DOI: 10.5860/crl.79.5.611. Disponible en: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16764. Acceso en: 16jun. 2021.

HINOJO-LUCENA, Francisco-Javier y col. Problematic Internet Use as a Predictor of Eating Disorders in Students: A Systematic Review and Meta-Analysis Study. Nutrients, v. 11, n. 9, pág. 2151, sep. 2019. DOI: 10.3390/nu11092151. Disponible en: https://www.mdpi.com/2072-6643/11/9/2151. Acceso en: 16jun. 2021.

KLUCEVSEK, K. The intersection of information and science literacy. Communications in Information Literacy, v. 11, n. 2, p. 354-365, 2017.

LANTZ, Catherine y DEMPSEY, Paula R. Information Literacy Strategies Used by Second- and Third-Year Biology Students. Issues in Science and Technology Librarianship, n. 92, jul. 2019. DOI: 10.29173/istl13. Disponible en: https://journals.library.ualberta.ca/istl/index.php/istl/article/view/13. Acceso en: 16jun. 2021.

LOPEZ-BORRULL, Alexandre; VIVES-GRÀCIA, Josep y BADELL, Joan-Isidre. Fake news, ¿amenaza u oportunidad para los profesionales de la información y la documentación? El Profesional de la Información, v. 27, n. 6, pág. 1346, dic. 2018. DOI: 10.3145/epi.2018.nov.17. Disponible en: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2018.nov.17. Acceso en: 16jun. 2021.

LORENZ, Ramona; ENDBERG, Manuela y BOS, Wilfried. Predictors of fostering students’ computer and information literacy – analysis based on a representative sample of secondary school teachers in Germany. Education and Information Technologies, v. 24, n. 1, p. 911-928, ene. 2019. DOI: 10.1007/s10639-018-9809-0. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/s10639-018-9809-0. Acceso en: 16jun. 2021.

MORENO-GUERRERO, Antonio-José y col. Internet Addiction in the Web of Science Database: A Review of the Literature with Scientific Mapping. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 8, pág. 2753, abr. 2020. DOI: 10.3390/ijerph17082753. Disponible en: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/8/2753. Acceso en: 16jun. 2021.

OECD. PISA 2015 Assessment and Analytical Framework: Science, Reading, Mathematic, Financial Literacy and Collaborative Problem Solving. París, Francia, ago. 2017. Disponible en: https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2015-assessment-and-analytical-framework_9789264281820-en. Acceso en: 16jun. 2021.

OLIVEIRA, Célia; LOPES, João y SPEAR-SWERLING, Louise. Teachers’ academic training for literacy instruction. European Journal of Teacher Education, v. 42, n. 3, p. 315-334, mayo 2019. DOI: 10.1080/02619768.2019.1576627. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2019.1576627. Acceso en: 16jun. 2021.

PINTO, María; SALES, Dora y FERNÁNDEZ-PASCUAL, Rosaura. Gender perspective on information literacy: An interdisciplinary and multidimensional analysis within higher education settings. Library & Information Science Research, v. 41, n. 4, pág. 100979, oct. 2019. DOI: 10.1016/j.lisr.2019.100979. Disponible en: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0740818818302925. Acceso en: 16jun. 2021.

PRICE, J. Little Science, Big Science ... and Beyond. Nueva York: Columbia University Press, 1986.

SANCHES, Tatiana. Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 3, p. 59-72, sep. 2019. DOI: 10.1590/1981-5344/3214. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362019000300059&tlng=pt. Acceso en: 16jun. 2021.

SOROYA, Saira Hanif y col. Predictors of information literacy self-efficacy among medical students: PLS-SEM analysis. Library Hi Tech, oct. 2020. DOI: 10.1108/LHT-07-2020-0172. Disponible en: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LHT-07-2020-0172/full/html. Acceso en: 16jun. 2021.

TORRELL, Margaret. That Was Then, This Is Wow: A Case for Critical Information Literacy Across the Curriculum. Communications in Information Literacy, v. 14, n. 1, p. 118-133, jun. 2020. DOI: 10.15760/comminfolit.2020.14.1.9. Disponible en: https://archives.pdx.edu/ds/psu/33124. Acceso en: 16jun. 2021.

UNESCO. Marco de avaliação global da alfabetização midiática e informacional: disposição e competências do país. Brasilia, 2016. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246398. Acceso en: 16jun. 2021.

VAN ECK, N. J. y WALTMAN, L. Visualizing Bibliometric Networks. In: DING, Y.; ROUSSEAU, R. y WOLFRAM, D. (Org.). Measuring Scholarly Impact. Cham: Springer, 2014.

WALTZ, Micah J.; MOBERLY, Heather K. y CARRIGAN, Esther E. Identifying information literacy skills and behaviors in the curricular competencies of health professions. Journal of the Medical Library Association, v. 108, n. 3, p. 463-479, jul. 2020. DOI: 10.5195/jmla.2020.833. Disponible en: http://jmla.pitt.edu/ojs/jmla/article/view/833. Acceso en: 16jun. 2021.

Publicado

16-06-2021

Como Citar

GÓMEZ GARCÍA, G. .; HINOJO LUCENA, F. J. .; AZNAR DÍAZ, I. .; ROMERO RODRÍGUEZ, J. M. . Análise de produtividade em torno do letramento informacional no nível de ensino superior. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 2, p. e33694, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33694. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33694. Acesso em: 28 mar. 2024.